O preço dos produtos vendidos via internet sofreu deflação de 0,74% em janeiro, segundo projeção do Ãndice e-flation, que monitora os preços de produtos adquiridos on-line, do Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Intituto de Administração). Já o Ãndice acumulado dos últimos 12 meses registrou deflação de 13,07%.
De acordo com o levantamento, a principal queda do perÃodo foi observada na categoria "CD´s e DVD´s", com deflação de 5,78%, seguida por "Produtos para Casa" que registrou 3,92%.
O Ãndice também aponta queda de preços nas categorias "Eletroeletrônicos" (2,92%), "Livros" (2,01%) "Telefonia" (1,84%), "Viagem e Turismo" (1,12%) e no item "Automóveis" (1,60%).
As categorias "Perfumaria" e "Linhas Brancas" registraram as maiores altas no mês, com inflação de 4,66% e 1,60%, respectivamente. As categorias "Informática", com 1,60% e "Brinquedos", com 0,69%, também tiveram inflação.
Em nota da assessoria, o Provar informa que a deflação observada no perÃodo está relacionada ao comportamento sazonal das vendas no varejo. A análise é realizada na primeira semana de cada mês.
A tecnologia, que entra na vida da população mundial de maneira cada vez mais avassaladora, pode gerar o vÃcio da mesma forma que o álcool e as drogas, arruinando relações profissionais e pessoais dos usuários. A opinião é de John O´Neill, diretor para tratamento de vÃcios na Menninger Clinic, em Houston (EUA).
Segundo ele, algumas pessoas sofrem com uma "sobrecarga de tecnologia", com comportamento suscetÃvel ao vÃcio em relação ao uso de celulares ou e-mails.
"Eu acho que eles apresentam os mesmos sintomas de pessoas que se tornaram viciados em álcool e drogas, quando percebemos que alguém não consegue deixar isso [a tecnologia] de lado e parar de usar, mesmo quando há conseqüências", afirma O´Neill.
De acordo com o Internet/Computer Addiction Services (algo como Tratamento para VÃcio em Internet e Computador), de Redmond, nos Estados Unidos, de 6% a 10% dos 189 milhões de usuários da rede nos Estados Unidos sofrem de dependência de tecnologia.
Sintomas
Para o especialista, um sinal de que uma pessoa pode estar viciada nesse tipo de coisa é o fato de ela escolher conversar por MSN, e-mail ou por correio de voz, por exemplo, em situações nas quais o contato fÃsico, "cara a cara", seria mais apropriado.
Ele também cita como um comportamento preocupante o hábito de deixar de passar tempo com a famÃlia ou os amigos para checar o correio eletrônico, telefonar, ou usar a internet. Ou ainda a incapacidade de sair de casa sem o celular, ficar relaxado sem checar o e-mail constantemente ou parar de usar a rede.
Entretanto, para O´Neill, esses sintomas devem ser analisados com cuidado. Isso porque não há motivos para ficar alarmado com o uso diário do e-mail ou de mensagens de texto --algo absolutamente normal e necessário atualmente.
"Nós gastamos muito tempo e muitos anos discutindo sobre o que significa usar alguma coisa de modo saudável, o que significa beber de modo saudável uma taça ou duas de vinho, na comparação com beber uma garrafa".
"Eu acho que algumas pessoas estão bebendo uma garrafa de tecnologia e algumas pessoas podem beber uma taça", diz o especialista.
"Na agenda do Google, mesmo escolhendo a opção de privacidade de evento como ´privado´, existe a possibilidade das informações nela contidas sejam consultadas por outras pessoas?"
Ricardo Inada
Segundo o que promete a empresa Google, os eventos privados somente são visualizados pelos seus criadores e para as pessoas que forem autorizadas. Não creio que exista abertura para outros acessarem seus eventos, pois isso acabaria com a credibilidade do serviço. Contudo nós estamos falando de uma base de dados que se encontra em algum canto do mundo num servidor. Se alguém conseguir invadir esse servidor poderia acessar sua agenda. Essa possibilidade é real para qualquer servidor. É claro que os hackers preferem invadir sites mais lucrativos, mas...
Para garantir que os eventos na agenda permanecem privados, siga estas etapas, assim você faz a sua parte.
1. Na lista de agendas à esquerda, clique no botão de seta para baixo próximo da agenda correspondente e, em seguida, selecione "Compartilhar esta agenda". (Como alternativa, clique em "Gerenciar agendas", no final da lista de agendas, e, em seguida, clique no link "Compartilhar esta agenda" correspondente).
2. Selecione "Não compartilhar com todos" na seção "Compartilhar com todos".
Certifique-se também de não adicionar ninguém na seção "Compartilhar com usuários especÃficos".
Para finalizar, ao criar eventos, certifique-se de que "padrão" ou "Privado" esteja selecionado em "Opções" > "Privacidade" nas páginas sobre detalhes do evento.
A opção de "Privacidade" permite controlar a visibilidade de eventos individuais contidos na agenda. Se você compartilhar uma agenda com alguém, por definição padrão essa pessoa verá todos os eventos. Para tornar um determinado evento privado (para que somente você e outros donos da agenda possam vê-lo), basta clicar em "Privado". Por outro lado, se no momento da criação do evento a agenda não estiver compartilhada, mas você quiser tornar um único evento público (para que qualquer pessoa no mundo possa vê-lo), basta clicar em "Público".
A venda dos jogos Counter Strike e EverQuest está proibida em todo território nacional. A decisão, tomada por um juiz da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais em outubro, começou a ser cumprida só na quinta-feira (17), em Goiás, pelo Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), de acordo com a assessoria de imprensa do órgão.
Para o juiz Carlos Alberto Simões de Tomaz, responsável pela medida, os jogos "trazem imanentes estÃmulos à subversão da ordem social, atentando contra o estado democrático e de direito e contra a segurança pública, impondo sua proibição e retirada do mercado".
Diante disso, a Justiça proibiu a distribuição e comercialização de "livros, encartes, revistas, CD-ROM, fitas de videogame (sic) ou computador" desses jogos. A multa para a infração é de R$ 5.000.
Em cumprimento à determinação judicial, o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão ligado ao Ministério da Justiça, enviou um ofÃcio aos Procons estaduais e municipais pedindo que os órgãos fiscalizassem a venda e distribuição do Counter Strike e EverQuest.
Desde ontem o Procon de Goiás está tentando apreender os jogos. Não foram encontradas unidades dos produtos à venda.
Segundo Antonio Carlos de Lima, superintendente do Procon de Goiás, isso ocorreu porque os jogos em questão são vendidos na internet, por meio de download. Lima afirma que tomou conhecimento de algumas lojas on-line que disponibilizam os games e que elas serão notificadas para que as vendas sejam encerradas.
De acordo com o superintendente, como a Justiça não proibiu o uso dos jogos --apenas a comercialização--, as lan houses não estão obrigadas a deletá-los.
"Estamos notificando as lan houses de uma decisão judicial. Jogar ou não depende de um critério moral de cada pessoa e de cada famÃlia, já que os jogos são proibidos para menores de 18 anos", afirma.
CS e Everquest
Tanto Counter-Strike quanto Everquest não são novos no mercado. O primeiro é um dos mais populares games da história dos jogos para computador. Surgiu como "filhote" de outro game, o Half-Life, no final da década de 90. Sua trama divide os jogadores em equipes (terroristas X antiterroristas, por exemplo). É preciso eliminar os adversários à bala.
Apesar de ser menos conhecido, Everquest é considerado um clássico. Nos moldes do RPG ("role playing game"), o jogo on-line que se passa num mundo fictÃcio com ares de Idade Média. Uma partida abriga centenas de pessoas de uma vez em disputas quase sem fim.
Aprenda a fazer de tudo. O mote serve para alguns sites de vÃdeos dedicados a ensinar desde de receitas culinárias simples e complexas até descobrir qual a melhor maquiagem para o tom de sua pele.
No www.videojug.com, por exemplo, é possÃvel aprender a tirar manchas de café do carpete. Os clipes estão em inglês, mas o site é organizado e possui um lista escrita dos materiais necessários e dos passos a serem tomados.
No www.5min.com, chamado de Videopedia, o pai de primeira viagem pode aprender como fazer o bebê arrotar ou como trocar fraldas. Já quem tem um cachorro brincalhão aprende como ensiná-lo a não pular nas visitas.
Caso você queira ensinar, há no site um concurso para ver quem apresenta a melhor receita de um coquetel. O prêmio: um celular iPhone.
Já o www.expertvillage.com garante que os filmes do site foram feitos por especialistas nos assuntos abordados. Em uma das seções, é possÃvel ver como fazer centenas de drinques -alcoólicos ou não. Outra mostra várias dicas de maquiagem.
Existe até um buscador que agrega vÃdeos de tutoriais espalhados pela rede. O www.sutree.com, além disso, também é uma comunidade e possui ranking social, que ajuda a encontrar informações por meio da classificação de outros usuários.
Mesmo quem não procura nada especÃfico pode se divertir, aprendendo como montar sua própria "boy band", como o Backstreet Boys, ou receber dicas de como conquistar a vizinha bem mais velha.
Uma alternativa semelhante é o www.koonji.com.
Comilança
E experiências originalmente norte-americanas podem ganhar o mundo: o aproveitamento das sobras do Dia de Ação de Graças inspirou um concurso de receitas no site de vÃdeos www.instructables.com, cuja proposta é compartilhar filmes com dicas. Foram 26 concorrentes --um dos ganhadores ensinou como fazer batatas chips no microondas.