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Notícias na 25 de março

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"Wikipédia do mal" escracha celebridades com humor negro

Uma enciclopédia cheia de desinformações e mentiras grotescas. Essa é a autodefinição da Desciclopédia ( desciclo.pedia.ws), paródia do portal Wikipédia ( pt.wikipedia.org). No lugar de conhecimento
livre e colaborativo, a versão humorística reúne mais de mil verbetes absurdos. O principal foco: escrachar personalidades de maior ou menor escalão.

Assim como na invenção de Jimmy Wales, a paródia utiliza o formato wiki de armazenamento de dados, permitindo modificação de conteúdo por qualquer pessoa. Em vez de corrigir erros, porém, a Desciclopédia encoraja seus usuários a aumentá-los. Ou seja, libera tudo o que é proibido na Wikipédia, inclusive sátiras politicamente incorretas.

A versão brasileira da brincadeira tem fichas que vão de Silvio Santos ("Ele é de origem judia [sic] e nasceu na mesma época de Abraão, seu conterrâneo") a Xuxa ("A versão mais aceita pela historiografia aponta que Xuxa é a irmã de Zidane, segunda filha de Chuck Norris com Dercy Gonçalves ou Hebe Camargo"). Até atrações para crianças viraram alvo de tiradas nonsense do
site: "Telettubies é um programa infantil que estimula a pederastia, zoofilia e a desordem mental em crianças e idosos".

Além do formato, a Desciclopédia --cujo símbolo é uma batata-- também ganhou a agilidade da Wikipédia. Pouco tempo após a morte do "caçador de crocodilos" Steve Irwing, o site humorístico já possuía um verbete para defini-lo. Na página, em vez de informar que uma raia havia matado o apresentador, o site dizia que a atriz Claudia Raia foi a culpada.

Frases

Outra ocorrência comum na Desciclopédia é o uso de frases falsamente atribuídas a famosos. O ator Chuck Norris, o escritor Oscar Wilde e Roberto Marinho são os mais assíduos nesse espaço. Sobre Ana Paula Arósio, Chuck Norris teria dito, segundo a Desciclopédia: "Ela é uma grande mulher, tanto que com a sua força é capaz de me esmagar!".

Quem defende a Wikipédia como uma promissora ferramenta de conhecimento vê nessa paródia uma aliada. Afinal, a brincadeira tiraria os "vândalos da informação" do serviço sério. Também é comum a Desciclopédia ligar seus verbetes aos da Wikipédia com o seguinte recado: "Para aqueles sem senso de humor, os espertões na Wikipédia têm um artigo sobre isso".

Uncyclopedia ( uncyclopedia.org), a edição inicial da piada, em inglês, foi criada em janeiro de 2005, por Jonathan Huang, segundo a Wikipédia. A edição americana possui hoje
cerca de 18 mil verbetes. Há versões da sátira em diversas línguas, inclusive inventadas.

(Fonte: DIÓGENES MUNIZ da Folha Online) - 17/09/2006
Residências com computador no Brasil chegam a 18%

Uma parcela de 18,6% das residências brasileiras tinham computador e 13,7% dos domicílios tinham um micro com acesso à internet, no ano passado. Já televisão e rádio estavam em 91,4% e em 88% das casas, respectivamente.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2005 realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e divulgada nesta sexta-feira.

Desde 2001, o percentual de moradias com televisão ultrapassou o de habitações com rádio. De 2001 para 2005, o percentual de moradias com rádio passou de 88% para 88,4%, enquanto o de domicílios com televisão subiu de 89,1% para 92%.

Nesse mesmo período, as taxas de crescimento das moradias com computador superaram dos demais bens duráveis, e sua proporção subiu de 8,6%, em 2001, para 18,8% em 2005.

(Fonte: da Folha Online) - 17/09/2006
Limpar rastros no micro evita exposição de vida pessoal do internauta

É difícil dar importância para pequenas medidas de segurança na internet sem antes ter sido vítima de um golpe. Quem nunca teve um segredo revelado por esquecer de apagar o histórico do navegador também não sabe como os rastros deixados na internet podem ser perigosos. Talvez por isso, muitos internautas tenham um comportamento desleixado com os seus dados pessoais.

Ativar opções para guardar senhas ou esquecer de apagar o histórico de navegação, duas distrações muito comuns, podem virar dores de cabeça.

Em suas investidas, os invasores sempre varrem o PC em busca de cookies, os arquivos de texto que gravam detalhes sobre a navegação. Por isso, além de não guardar senhas, é preciso limpar os registros com regularidade. Os navegadores mais usados podem apagar os rastros automaticamente.

Usar senhas seguras e trocá-las com freqüência também é importante. Procure misturar pelo menos oito letras e números na sua palavra-chave e use combinações diferentes para cada serviço on-line. Não utilize a mesma senha para acessar seu banco on-line e sites com pouca segurança, como fóruns de discussão.

Limpeza

Usuários do Internet Explorer devem acessar o item Opções de Internet, do menu Ferramentas. A seguir, na aba Privacidade, basta definir o nível segurança. Ligado no máximo, o mecanismo proíbe a gravação de todos os cookies. Na aba Geral, os itens Arquivos de internet temporários e Histórico devem ser configurados.

O ideal é fazer com que os dados sejam apagados automaticamente sempre que o navegador for fechado.

Quem usa o Firefox deve clicar no item Opções, do menu Ferramentas. Depois, clique no ícone Privacidade e defina a política para o armazenamento de senhas, de cookies e do histórico de navegação.

Para apagar tudo automaticamente ao sair do Firefox, vá até a aba Histórico e clique no botão Configurações. Aparecerá uma lista com os tipos de dado pessoal guardados pelo programa e quando eles devem ser deletados. Marque o item Limpar dados pessoais ao sair do Firefox.

(Fonte: JULIANO BARRETO da Folha de S.Paulo) - 10/09/2006
Pedido de registro de marcas pode ser feito na internet

Os pedidos de registro de marcas agora podem ser realizados pela internet, graças a um novo serviço criado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

A novidade está disponível no site do Inpi. O sistema,denominado e-Marcas, permite que os pedidos de registro e petições de marcas sejam feitos por meio de formulários eletrônicos.

A medida e a contratação de 60 novos examinadores de marcas vão reduzir o prazo para avaliação dos registros em mais de 80% de cerca, passando de seis anos para menos de 12 meses, informa o Inpi.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) é responsável pela criação do sistema.

(Fonte: da Folha Online) - 10/09/2006
Terra lança loja online de músicas

SÃO PAULO - O portal Terra anunciou nesta quinta, dia 31, o lançamento do Sonora, novo serviço musical formado em parceria com as gravadoras Sony BMG, Trama, Warner e EMI e que oferecerá um banco de dados de canções para serem ouvidas no PC, por streaming, com a opção de compra eletrônica.

No caso, as músicas disponíveis no sonora serão vendidas no formato WMA com proteção a direitos autorais, sendo cada canção custará entre R$ 2,25 ou R$ 2,99 por download.

Os usuários também deverão pagar uma mensalidade de R$ 14,90 para acessar o serviço, que é baseado na tecnologia AJAX (o aplicativo carrega diretamente na janela do browser, dispensando o download de aplicativos).

"Até o final do ano, vamos expandir o acervo de músicas para mais de 600 mil canções e 140 gêneros diferentes, com qualidade de áudio equivalente ao CD", afirma Paulo Castro, diretor geral do Terra.

Segundo o executivo, outra vantagem do Sonora é que o serviço permite às gravadoras veicular músicas que estão fora de catálogo ou de álbuns que nunca foram vendidos no Brasil.

A única limitação é que, a exemplo do que acontece com a loja de músicas do concorrente UOL, o formato WMA protegido não roda nativamente na linha de tocadores digitais iPod, da Apple.

Ferramentas


O site permite a criação de playlists ilimitadas que podem ser organizadas conforme o usuário desejar: por gêneros musicais, artistas, álbuns, lançamentos, entre outros. Além disso, é possível escolher a seqüência de reprodução e controles, como adiantar, voltar ou pausar as canções e personalizar sua programação com critérios de classificação.

Todas as músicas acessadas podem ser enviadas automaticamente para a pasta "Minhas Músicas", facilitando a organização das playlists do internauta. As listas favoritas poderão ser compartilhadas com amigos por e-mail ou no blog pessoal.

(Fonte: Estadao - Alexandre Barbosa) - 04/09/2006
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.