Portais da Cidade

Notcias na 25 de maro

Listando: 36 40 de 1515
Vírus de celular rouba dinheiro da conta da vítima, diz empresa; bancos contestam

Relatório diz que programa malicioso GoatRAT foca em bancos digitais e é capaz de roubar transferências Pix


Malware GoatRAT fica mais perigoso e ameaça bancos
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O GoatRAT, vírus conhecido por atuar de maneira silenciosa em aparelhos telefônicos, acabou de ganhar uma atualização que o deixou ainda mais perigoso: agora, o malware tem a capacidade de roubar transferências Pix de celulares.

É o que diz a empresa de cibersegurança Cyble Research & Intelligence Labs (CRIL) no mais novo relatório publicado em seu site.

Segundo a CRIL, o golpe foca em usuários do Nubank e começa a partir de um link malicioso enviado a usuários que se passa por uma página oficial do roxinho, escrito "nubankmodulo". Quando a URL é aberta, o internatua é automaticamente redirecionado para um segundo site, que por sua vez faz o download de um arquivo no aparelho de forma automática.

A partir disso, os criminosos usam recursos do próprio celular para invadir os sistemas de pagamento e roubar transferências via Pix. Apesar do link inicial ser voltado a clientes do Nubank, a empresa afirma que o Banco Inter e o PagBank também são alvos do programa malicioso.

Os três bancos foram procurados por Byte para esclarecimentos, mas, até o fechamento desta notícia, o Nubank não havia se pronunciado.

Confira os posicionamentos* do PagBank e do Banco Inter, respectivamente:

"O PagBank PagSeguro segue padrões rígidos de segurança em seus sistemas de tecnologia da informação, um dos principais pilares da companhia. Não detectamos nenhum tipo de vulnerabilidade em nossos sistemas. Esta afirmação do vírus abaixo afetando nossos clientes é falsa.”

"O Inter possui diversas medidas de segurança embarcadas dentro de seu aplicativo para garantir a integridade da conta digital e, frequentemente, realiza campanhas para sensibilizar seus clientes com dicas para manter sua conta sempre protegida e aumentar a segurança. No caso dos golpes realizados por meio de software malicioso, as dicas de segurança são:

- Nunca baixar aplicativos que não estão nas lojas oficiais, como Apple Store e Play Store;

- Estar atento às configurações de permissão dos aplicativos: Localização, acessibilidade, fotos, etc;

- Sempre confirmar o nome do destinatário e valor antes de fazer qualquer transação financeira por meio do aplicativo, especialmente quando o aparelho demorar muito para completar;

- Ter antivírus instalado no celular;

- Em último caso, sempre que identificado que há um software malicioso no aparelho, formatar o celular.

O Inter reforça que está à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, nos canais de atendimento para esclarecimentos adicionais e suporte técnico."

*Notícia atualizada com o posicionamento do PagBank às 11h00 de sexta-feira (17) e com o do Banco Inter às 9h00 de segunda-feira (20).

(Fonte: Laura Intrieri Redação Terra) - 21/03/2023
Nova tentativa de lançamento do 1º foguete produzido por impressão 3D falha

A Relativity Space realizou novas tentativas de lançamento do foguete Terran 1, mas todas acabaram suspensas. A empresa tentará novamente, sem data definida

A Relativity Space realizou novas tentativas de lançamento do foguete Terran 1 no sábado (11), sem sucesso. O foguete, produzido quase totalmente por impressão 3D, seria lançado de uma plataforma da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, ao longo de uma janela de três horas, mas o lançamento foi suspenso diversas vezes. A empresa realizará uma nova tentativa, ainda sem data definida.



Foto: Relativity Space/Trevor Mahlmann / Canaltech

As tentativas de lançamento do veículo começariam às 15h, no horário de Brasília, mas foram adiadas devido a ventos soprando mais forte do que o estabelecido nos limites de segurança. Quando as condições melhoraram, a Relativity Space tentou o lançamento às 16h35, mas suspendeu a operação quando faltavam apenas 70 segundos para o foguete deixar o solo, em função de uma embarcação na zona de restrição para o lançamento.

Já às 16h42, a empresa tentou lançar o Terran 1 novamente, mas houve um aborto automático quando faltava menos de um segundo para o veículo voar. Os nove motores Aeon 1 foram acionados brevemente, mas segundo Clay Walker, diretor de lançamento, eles acabaram desativados devido a "uma violação dos critérios de lançamento".

A segunda tentativa aconteceu às 18h, já no fim da janela de lançamento, mas acabou suspensa 45 segundos antes de o foguete sair da plataforma. Desta vez, o aborto foi causado por um problema de pressão no segundo estágio do foguete, que estava baixa demais. "Provavelmente encerramos por hoje. Vamos proteger o veículo, obrigado por jogar", disse Walker, durante a transmissão do lançamento.

Chamada "Good Luck, Have Fun" ("Boa Sorte, Divirta-se", em tradução livre), a missão não levaria cargas úteis ao espaço; o foguete tinha em seu interior apenas um componente de um teste de impressão 3D que falhou. A Relativity Space fez suas primeiras tentativas de lançamento do Terran 1 na última semana, também sem sucesso.

O Terran 1 é um foguete que tem cerca de 85% da estrutura de seu propulsor produzida por meio de impressão 3D. Ele foi projetado para levar cargas úteis de até 1,2 tonelada para a órbita baixa da Terra e, se conseguir alcançar o espaço, a Relativity Space vai usar a técnica de impressão para desenvolver o Terran R, um lançador totalmente reutilizável.

(Fonte: Danielle Cassita Space.com Canaltech) - 13/03/2023
Novo Mac Pro está a caminho, mas foco é duração de bateria do Watch, diz Apple

Em entrevista, executivo da Apple revelou que um novo Mac Pro está a caminho, mas o foco da empresa hoje é melhorar a bateria do Apple Watch

A Apple
revelou o Watch Ultra
em 2022 recheado de novidades, incluindo a bateria de maior duração na história da linha, amenizando um problema de longa data dos relógios da marca. Porém, em entrevista, um executivo confirmou que a Maçã ainda não está totalmente satisfeita, e trabalha para melhorar ainda mais a autonomia de seus smartwatches, além de também estar correndo para finalizar a transição para o Apple Silicon.

Em uma entrevista com o site India Today, Bob Borchers, vice-presidente mundial de marketing de produtos da Apple, reconheceu que existem produtos que ainda precisam de melhorias de eficiência.


Foto: Monoar Rahman Rony/Pixabay / Canaltech
Ele cita especificamente o Apple Watch, relógio inteligente poderoso da Apple que, por ser recheado de recursos, acaba tendo um consumo alto de energia, citando que ele se beneficiaria de uma duração de bateria maior.

Por isso, a marca trabalha hoje para encontra uma forma de balancear a entrega de novos recursos, mantendo uma boa duração de energia. Borschers lembra, inclusive, que uma solução indireta para o problema é a adoção de um sistema de carregamento rápido, estreado no Apple Watch Series 7
, e que entrega 80% da carga em cerca de 45 minutos.

Mac Pro com Apple Silicon pode estar a caminho
Com promessa de transição finalizada em dois anos, prazo que se encerrou em 2022, o Mac Pro é o último Mac a não contar com processador Apple Silicon. Os rumores a respeito do novo Mac Pro são quentes, e alguns até decepcionantes — supostamente, ele pode contar com o M2 Ultra embarcado, e não o tão aguardado M2 Extreme, que teria sido cancelado.

Agora, Borschers deu indícios de que ele ainda está a caminho, sem citar exatamente o Mac Pro. Essencialmente, ressaltou que a empresa tem a intenção de ter toda a sua linha de produtos rodando nos processadores Apple Silicon. No caso, o aparelho faltante é justamente o novo Mac Pro.

De qualquer forma, ele não deu nenhuma outra informação a respeito, mas boatos citam que uma nova geração do desktop para profissionais da Apple será revelada em algum momento ainda neste primeiro semestre de 2023.

(Fonte: Gustavo de Lima Inacio e India Today) - 13/03/2023
Uber lança clube de compras com descontos para motoristas

Motoristas que trabalham com a Uber terão acesso a um clube de compras e descontos de até 90% em mais de 800 lojas parcerias

A Uber e a Digio firmaram uma parceria para oferecer descontos em um clube de compras para usuários da Uber Conta. Motoristas e entregadores poderão obter até 90% de desconto em mais de 800 lojas parceiras, físicas e virtuais, em diversos segmentos.

Segundo a Digio, a medida deve oferecer mais vantagens para quem utiliza a conta digital. A parte boa é que esse clube pode ser acessado pelo próprio aplicativo da Uber Conta, com os cupons trocados diretamente na plataforma, sem depender de terceiros.

Entre as lojas participantes estão a pizzaria Dominos (desconto de 35%), a fabricante de eletrodomésticos Brastemp (30% de abatimento) e a rede de cinemas Cinépolis (50%). Outras grandes marcas ainda devem se juntar ao serviço em breve também para oferecer cupons para usuários.


Foto: Divulgação/Uber / Canaltech

Exclusividades da Uber Conta
A Uber Conta existe desde 2021 no Brasil e tem operação conduzida pela fintech brasileira Digio. Os parceiros que a utilizam recebem ganhos logo após cada viagem ou entrega concluída, o que dá mais segurança para os trabalhadores. No restante, funciona como uma conta bancária tradicional: consulta a saldos, transferências por TED e Pix, pagamento de boletos e saques na rede Banco 24 Horas.

O serviço oferece uma linha de crédito especial para os motoristas e entregadores que precisem investir nos seus veículos. O valor varia entre R$ 1 mil e R$ 10 mil reais, com uma taxa de juros a partir de 2,99% ao mês e 18 meses para pagamento.

Vale lembrar que os benefícios da Uber Conta, como percentuais de cashback e pacote de serviços, variam conforme o nível do titular no Uber Pro. Quem está na categoria Diamante, o nível mais alto, pode realizar saques e transferências ilimitadas. Já aqueles enquadrados no nível Azul, o mais básico, podem fazer apenas dois saques e um TED por mês.

Quem pode ter uma Uber Conta?
Primeiramente, é preciso trabalhar como motorista ou entregador da Uber: você não conseguirá usar o serviço sendo apenas um usuário do serviço. A Uber Conta está elegível para qualquer parceiro que:

Tenha concluído pelo menos 25 viagens ou entregas na plataforma;
Tenha uma conta ativa na Uber;
Não tenha retenções legais, relativas a ordens judiciais.
A Uber Conta também está disponível para entregadores parceiros que fazem viagens nas modalidades Uber Flash e Uber Direct, soluções de entrega da
plataforma da Uber.

(Fonte: Alveni Lisboa Canaltech) - 06/03/2023
LinkedIn está publicando textões feitos por inteligência artificial

LinkedIn quer que textos gerados por IA sejam pontos de partida para conversas entre especialistas.

Sabe aquela impressão de que todo textão do LinkedIn parece ter sido gerado pelo ChatGPT? Está prestes a deixar de ser impressão.


Foto: Núcleo Jornalismo

O QUE HOUVE? Daniel Roth, vice-presidente e editor-chefe do LinkedIn, anunciou a chegada de textos gerados por inteligência artificial à plataforma.

No LinkedIn, os textos de IA funcionam como pontos de partida para debates.

A plataforma, então, convida especialistas nos temas tratados para complementarem, comentarem e corrigirem os textos. Os demais usuários poderão reagir com curtidas às colaborações dos seres humanos.

Segundo Roth, a IA ataca uma dificuldade importante nesse tipo de compartilhamento de conhecimento:

Porque começar uma conversa é mais difícil do que engajar em uma, esses artigos colaborativos facilitam para que profissionais se juntem e acrescentem e aperfeiçoem ideias — que é como o conhecimento compartilhado é criado.

ONDE? COMO? Esta página reúne os textos colaborativos gerados por IA do LinkedIn, todos em inglês.

O rodapé de cada texto traz o caminho para tornar-se colaborador: curtir ou reagir ao texto em questão. Isso é classificado como um pedido pelo LinkedIn.

Alguns textos, como este sobre técnicas para inserir um tema numa conversa de modo sutil, já têm colaborações de seres humanos. Elas aparecem em caixas destacadas numa cor laranja no meio do texto.

(Fonte: Rodrigo Ghedin | Núcleo Jornalismo ) - 06/03/2023
Listando: 40 de 1515

Anuncie

Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.