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Cisco diz que vai melhorar relação entre tecnologia e música

John Chambers, presidente-executivo da fabricante de equipamento para redes Cisco Systems, disse que a mais recente expansão da empresa no ramo da mídia on-line e entretenimento ajudará a melhorar o relacionamento entre o setor de música e o Vale do Silício.

A Cisco anunciou que está expandindo um acordo existente com a terceira maior gravadora do mundo, o Warner Music Group, para criar e administrar sites de outros artistas, entre os quais a banda Paramore, indicada ao Grammy, e o cantor Trey Songz.

Empresas de mídia como as gravadoras vêm mantendo relacionamento tenso com as companhias do Vale do Silício nos últimos anos, porque a tecnologia de internet que desenvolvem permitem que os consumidores contornem os modelos de negócio estabelecidos da mídia tradicional.

O sistema de mídia Eos, da Cisco, é um novo serviço de software que ajuda a construir e manter sites que ofereçam música, vídeos e recursos de rede social. Chambers disse que isso pode ajudar as empresas de música a desenvolver modelos de negócios mais lucrativos, em meio à transição para a distribuição e download on-line de música.

"Enfrentamos uma transição que é de muitas formas um paradoxo. O consumo de música cresceu quase dois dígitos em termos de demanda mas a receita gerada quase não se alterou", disse Chambers a jornalistas, em teleconferência.

Muita gente no mundo da mídia sente que as empresas de tecnologia não se esforçaram o suficiente para proteger os direitos autorais controlados pelo setor de mídia sobre toda espécie de conteúdo, de canções a filmes.

"Em lugar do Vale do Silício e o setor de música trabalharem quase como adversários, a ideia é que trabalhemos juntos e conquistemos esses espaços decisivos", afirmou Chambers.

Uma vez que o serviço utilizará os servidores da Cisco, as companhias de mídia não terão preocupações de manutenção. O Warner Music Group foi a primeira grande empresa de entretenimento a aderir ao Eos.

A Cisco, mais conhecida como fabricante de roteadores e comutadores que direcionam o tráfego de internet, se expandiu nos últimos anos para novos negócios como software, servidores, videoconferências e bens de consumo eletrônicos, tais como decodificadores e câmeras de vídeo.

(Fonte: da Reuters, em Nova York ) - 16/08/2009
TV de alta definição padece de conteúdo restrito e caro

Uma pesquisa recente da Philips apontou que quase metade dos consumidores das classes A e B querem comprar uma televisão de tela plana. Durante este ano, os preços dessas TVs caíram no Brasil e no mundo. E, segundo estudo da empresa de pesquisa Display Search divulgado em outubro, a crise econômica deve fazer com que as fabricantes diminuam mais os preços.

Por isso, fala-se que 2009 será o ano da tela plana. A Folha testou um lançamento, no país, nessa seara: a TV LCD Sharp Aquos de 52 polegadas.

Com capacidade Full HD -a melhor alta definição para o consumidor final-, o aparelho tem tempo de resposta de 4ms, o que resulta em boa reprodução de movimentos rápidos, como acontece em atividades esportivas e filmes de ação.

O contraste, o brilho e as cores intensas resultam em uma imagem surpreendente.

Para desfrutar da qualidade do aparelho, o consumidor é praticamente obrigado a comprar uma fonte de conteúdo em alta definição, como um tocador Blu-ray ou um conversor de TV digital nos lugares onde existe esse tipo de transmissão.

Para conectar aparelhos assim, a Aquos conta com três entradas HDMI. As dimensões da TV, sem o suporte de mesa, são 123,7x77,4x9,5 cm. O preço sugerido é de R$ 8.499 para o modelo de 52 polegadas.

Sony entra no mercado de netbooks com novo modelo Vaio

A Sony anunciou um novo modelo netbook Vaio, que será vendido por um valor em torno de US$ 629 (R$ 1240) no Japão a partir do mês de agosto. A manobra, anunciada nesta terça-feira (7), tem como objetivo a inserção da gigante dos eletrônicos no crescente mercado dos netbooks.

Os netbooks são menores e mais baratos que os dos tradicionais notebooks, e otimizado para tarefas mais simples --como navegação na internet e e-mail. A pioneira neste segmento foi a empresa Asustek em 2007. Logo, foi seguida por outras marcas globais, como Acer, Hewlett-Packard e Dell, que incorporaram o netbook em seus catálogos.

A Sony, a última das grandes fabricantes a entrar na vertente dos netbooks, espera que o novo design do produto e que a alta resolução do display ajudem a companhia no estabelecimento da presença no mercado, disse uma porta-voz da empresa.

A nova máquina da Sony é equipada com o sistema operacional Windows XP, processador Intel Atom e tela de LCD com resolução de 1.366 por 768 pixels (os outros netbooks, usualmente, têm resolução de 1.024 por 600 pixels).

A empresa não declarou o quanto espera vender com o novo modelo de netbook. Entretanto, quanto aos notebooks, a Sony deseja vender 6,2 milhões de unidades até março de 2010 --número ligeiramente superior às 5,8 milhões de unidades vendidas no ano passado.

As vendas de netbooks em 2009 praticamente dobraram em relação ao ano anterior, para 26,4 milhões de unidades, de acordo com a empresa de pesquisas IDC.

Anatel destinará faixas para telefonia celular 4G

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) destinará novas faixas de frequência para a expansão da telefonia e internet móvel. O conselho aprovou nesta quinta-feira proposta para modificar a destinação da faixa em 2,5 GHz a 2,6 GHz --que hoje é totalmente usada para oferta de TV por assinatura por micro-ondas-- para que possam ser usadas também para internet banda larga e telefonia celular. O documento ficará em consulta pública por 45 dias, a partir da próxima segunda-feira.

As empresas poderão usar a faixa, por exemplo, para implantação da quarta geração de celulares, que permitirá acesso móvel a internet banda larga com maior rapidez.

"O consumidor tem privilegiado aplicações móveis, a Anatel fez um estudo e chegou à conclusão de necessidade de espectro para aplicações móveis. A tendência só traz benefícios aos consumidores brasileiros porque traz ganhos de escalas e tecnologia mais barata", afirmou o gerente de Certificação do Espectro da Anatel, Maximiliano Martinhão.

O uso da faixa começará a mudar em 2013. A partir de 2015, o espaço para a TV por assinatura será bem menor --apenas 50 MHz contra 140 MHz para a telefonia móvel.

As empresas de TV por assinatura por micro-ondas -- a principal delas a TVA, da Telefônica -- terão que se adaptar à menor quantidade de espectro disponível. Segundo a Anatel, isso será feito na renovação da autorização de cada empresa, a partir de 2015. De acordo com superintendente de Comunicação de Massa, Ara Apkar, as empresas já sabiam que a mudança na destinação na faixa iria acontecer. "Em todos os momentos deixamos claro de que, até 2012, a Anatel traria novas regras", afirmou.

Operadora lança serviço de banda larga de 100 Mbps no Brasil

A operadora GVT anunciou o lançamento de um serviço banda larga de até 100 Mbps no país. Segundo comunicado da empresa, o serviço estará disponível para 73% da cobertura da empresa e 90% do seu respectivo mercado de banda larga.

O novo serviço de banda larga da GVT foi dividido em 3 Mbps, 10 Mbps, 15 Mbps, 35 Mbps, 50 Mbps e 100 Mbps, a R$ 49,90, R$ 69,90, R$ 99,90, 199,90, R$ 299,90 e R$ 499,90, respectivamente. Os preços são válidos para aquisição de banda larga dentro dos pacotes residenciais.

O cliente que optar por velocidades iguais ou superiores a 10 Mbps receberá gratuitamente o modem e contará com instalação assistida. As velocidades, de acordo com a companhia, não têm limitação para download e upload de arquivos.

Segundo a empresa, os novos pacotes tem o intuito de facilitar a exibição de vídeos em alta definição ou manipular arquivos pesados. Isso também mantém o alto desempenho também quando compartilhada entre várias máquinas. A empresa informa ainda que as velocidades de 50 Mbps e 100 Mbps são mais indicadas para escritórios e pequenos negócios que mantêm vários computadores ligados em rede.

"A combinação de velocidade, preço e abrangência do serviço eleva o país ao nível das nações mais avançadas em banda larga, e proporciona aos usuários novas experiências no mundo virtual", declara o vice-presidente de Marketing e Vendas da empresa, Alcides Troller Pinto.

As cidades nas quais o serviço será comercializado podem ser vistas no site da empresa.

(Fonte: da Folha Online ) - 02/08/2009
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.