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Notícias na 25 de março

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Conexão móvel se integra ao cotidiano dos usuários

Para quem não consegue ficar longe de e-mails, notícias e contato com amigos e colegas de trabalho, a internet móvel é uma ótima opção. As conexões por modem ou por celular permitem ao usuário resolver problemas ou apenas se divertir onde quer que esteja.

O número de usuários que acessam a internet pelo celular mais que dobrou nos Estados Unidos em apenas um ano, segundo relatório da consultoria comScore.

De acordo com o estudo, 22,4 milhões de pessoas afirmaram navegar na rede diariamente, em janeiro, para ler notícias e outras informações. O número representa um crescimento de 107% em comparação aos 10,8 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

"Ao longo do último ano, nós vimos o uso da internet móvel deixar de ser uma atividade ocasional para se integrar ao cotidiano das pessoas", afirmou no relatório Mark Donovan, vice-presidente sênior da comScore. "Esses dados destacam a crescente importância do celular como um meio do qual os consumidores dependem cada vez mais para acessar informação útil e sensível ao tempo."

As categorias que mais cresceram em acesso móvel foram os blogs e as redes sociais -o aumento foi de 427%.

O estudo aponta que o crescimento em notícias e informações é delineado pela popularidade de aplicativos de download, como mapas -que foram usados por 8,2 milhões de usuários. Buscas feitas por mensagens de texto também foram bastante, populares, feitas por 14,1 milhões de usuários. No total, 32,4 milhões utilizaram SMS para acessar notícias e informações.

A comScore traçou, ainda, o perfil dos usuários: metade dos homens entre 18 e 34 anos usa o celular para obter notícias e informações, enquanto 40% das mulheres entre 18 e 24 anos também fazem isso.

Dados ilimitados

Cerca de 40 milhões de pessoas navegam na internet por telefone celular, nos Estados Unidos, de acordo com a Nielsen, que faz análise de mercado. Pacotes de dados ilimitados são uma parte importante no crescimento dessa atividade --14% dos norte-americanos que usam celular têm planos deste tipo.

A expansão do 3G e a melhora na qualidade desse serviço também são fatores que vão impulsionar ainda mais a satisfação dos usuários.

iPhone

A facilidade de navegar pela internet com o iPhone fez do aparelho da Apple um sucesso. No mundo, o gadget é responsável por 63% dos acessos, segundo a empresa de monitoramento NetApplications.

(Fonte: DANIELA ARRAIS da Folha de S.Paulo ) - 03/05/2009
Speedy demanda assinatura de linha telefônica clássica

O Speedy é a internet banda larga da Telefônica. Para assiná-lo, é preciso ter assinatura de telefone.

Para todos os novos planos, é preciso ter provedor de acesso --a Telefônica diz ter parceria com empresas que fornecem uma conta gratuitamente.

Além disso, é necessário um modem ADSL --a Telefônica fornece gratuitamente o modem ao cliente, de acordo com a assessoria de imprensa.

A empresa diz não fazer qualquer tipo de limitação de velocidade e que não há cota máxima de uso mensal.
A Telefônica oferece ainda pacotes de internet mais telefone (planos Duo) e internet, telefone e televisão digital (planos Trio).

É preciso ficar atento ao preço final dos pacotes, já que os anúncios, no site da empresa, não incluem o valor da assinatura telefônica, que será cobrado.

Banda larga

Para todos os planos de internet, há um custo de habilitação de R$ 299. Esse valor, até o fechamento desta edição, promocionalmente, é completamente abatido se a assinatura não for cancelada durante o período de carência de 18 meses.

O plano inicial de internet banda larga da Telefônica é de 500 Kbps e custa R$ 49 por mês.

Até o fechamento desta edição, a conexão de 1 Mbps tinha preço promocional de R$ 49,90 nos três primeiros meses --depois, o valor da mensalidade passa a R$ 78,85.

Esse valor é maior do que o cobrado na assinatura de 2 Mbps (R$ 74,90).

Por coisas como essa, é importante, antes de contratar um plano, verificar os preços das assinaturas pela internet ( www.telefonica.com.br) e via telefone (0800-121520). Às vezes, há preços promocionais para assinaturas on-line.

Para algumas áreas, a Telefônica tem planos de 8, 16 e 30 Mbps via fibra ótica. De acordo com a empresa, esses planos têm melhores velocidades de upload de dados.

Brasil tem melhor desempenho tecnológico da América Latina, diz relatório

O Brasil foi o país da América Latina com melhor desempenho em tecnologia, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da informação (ISI) para a América Latina, realizado pela consultoria Everis, em parceria com a IESE Business School, da Espanha. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (24), são referentes ao primeiro trimestre de 2009.

A pesquisa constatou que 13,6% dos usuários de internet são assinantes de banda larga, o que representa um aumento de 2,4% em relação ao último trimestre do ano passado. Para cada 1.000 pessoas, há 391 usuários de internet, o que significa um aumento de 12,2% no número de internautas do país. Há, também, 16 domínios de internet para cada mil pessoas, um aumento de 22,3%.

Segundo os dados do relatório, a cada 1.000 pessoas, há 777 celulares, o que representa um aumento de 20,5%. Nesta proporção, foram constatados 232 computadores --um aumento de 19,5%. Para esse grupo, também há uma média de 3,3 servidores (aumento de 15%).

"Pelo segundo trimestre consecutivo, o Brasil foi o único país que melhorou sua pontuação em tecnologia e também liderou as melhoras do ISI. Na área social, o país se beneficiou da redução da taxa de desemprego e ainda foi o que menos aumentou o seu risco-país, chegando aos 422 pontos", afirma Teodoro López, vice-presidente da everis Brasil.

O executivo diz ainda que a projeção sobre tecnologia para 2010 é bastante otimista, já que a economia brasileira sofre menos interferência do mercado externo.

O ISI é um relatório trimestral criado e divulgado para o mercado, com o objetivo de avaliar periodicamente os avanços da tecnologia da informação, das telecomunicações e tecnologia na Argentina, no Brasil, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru.

(Fonte: da Folha Online ) - 27/04/2009
Capacete atualiza Twitter com a força da mente

Atualizar o serviço de microblog Twitter com a força do pensamento, por meio de um capacete. É esse o projeto em execução do doutorando em engenharia biomédica Adam Wilson. Em sua primeira mensagem usando a engenhoca --uma interface cérebro-computador (BCI, na sigla em inglês)--, o estudante da Universidade de Wisconsin-Madison escreveu, em tradução: "enviado da BCI2000 [nome da máquina utilizada]".

A mensagem foi seguida por outra, na qual ele dizia estar "usando EEG para postar o ´tweet´". Segundo o jornal "The Daily Telegraph", o sistema trabalha por monitoramento eletroencefalográfico (ou EEG), que consiste na atividade elétrica perceptível no couro cabeludo, realizada pelas conexões neuronais dentro do cérebro.

Para que o aparelho funcione, o BCI requer o uso de um capacete desenvolvido com eletrodos e conectado no computador. Os eletrodos têm a função de detectar os sinais elétricos emitidos pelo pensamento.

O "Kit Twitter" de Wilson contém apenas um alfabeto na tela, no qual as letras brilham. O sistema identifica a letra escolhida pela atividade cerebral, e a seleciona. O vídeo de demonstração do sistema também está disponível no YouTube.

Além do sistema de microblog, o trabalho de Wilson pode ajudar pessoas que possuem funções mentais, mas que não têm movimentos corporais.

"É apenas um dos exemplos nos quais encontramos caminhos que pode ser imediatamente usado para muitas pessoas com deficiências neurológicas", disse um professor-assistente que acompanha o projeto.

(Fonte: da Folha Online ) - 27/04/2009
Anatel aprova fim da cobrança do ponto extra na TV paga

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu nesta quinta-feira proibir a cobrança pelo ponto extra da TV por assinatura. Depois de mais de 10 meses de discussão, a agência entendeu que as operadoras podem cobrar apenas pela instalação e manutenção do equipamento, mas não podem efetuar uma cobrança mensal pelo serviço.

As empresas terão que especificar na conta o que está sendo cobrado. A operadora poderá dividir, por 8 meses, por exemplo, os custos da instalação, mas não poderá cobrar mensalmente pelo ponto extra. De acordo com a Anatel, o custo das empresas com instalação do ponto extra é de cerca de R$ 400.

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De acordo com o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, as empresas não poderão continuar cobrando pelo serviço a partir da publicação da decisão no "Diário Oficial" e não poderão cobrar pela instalação dos pontos extra que já estão instalados.

Sardenberg disse ainda que a Anatel vai controlar aumentos abusivos nos serviços de televisão por assinatura que possam ocorrer para compensar a gratuidade do ponto extra. "É uma estrutura competitiva, o que nós queremos é aumentar a competição. Vamos acompanhar para em cada caso verificar se há abuso."

Reclamações

As empresas do setor informaram que se manifestariam sobre o assunto por meio da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura). A entidade, por sua vez, afirmou que divulgará nota sobre a decisão em breve.

Em debate sobre o assunto realizado na Anatel no ano passado, o presidente da Net, José Antônio Félix, disse que as empresas de televisão por assinatura poderão perder em média 20% do faturamento com o fim da cobrança. Segundo Félix, algumas empresas chegaram a falar em uma perda de 50%.

A assessora jurídica da SKY, Roberta Westin, disse na mesma ocasião que a proibição da cobrança do ponto extra inibirá novos investimentos dessas empresas. Para o presidente da ABTA, Alexandre Annenberg, o fim da cobrança poderá encarecer o serviço para o consumidor de renda mais baixa, que tem apenas um ponto em sua casa.

Demora na decisão

Em junho do ano passado, a Anatel publicou regulamento que proibia a cobrança pelo ponto extra. O veto foi contestado na Justiça e a agência suspendeu os efeitos dos artigos que proíbem a cobrança. A suspensão foi adiada por sete vezes ao longo dos 10 meses.

O regulamento dizia que a utilização do ponto extra "sem ônus, é direito do assinante". Ao mesmo tempo, porém, o texto permitia a cobrança pela instalação, ativação e manutenção da rede interna. Como havia uma dúvida sobre o que exatamente poderia ser cobrado, as empresas recorreram à Justiça.

No fim de julho, a Anatel apresentou nova proposta proibindo o pagamento pelo ponto extra. Na proposta, só poderia ser cobrado o valor do aparelho decodificador e o custo da instalação.

Em fevereiro, a conselheira Emília Ribeiro, que relatava o processo, apresentou voto defendendo a cobrança pelo ponto extra. "O ponto extra tem custo. Se eu disser que vai ser gratuito, alguém terá que pagar. Como vai passar a conta para quem tem só um ponto?", questionou, na época.

A demora da Anatel em julgar o processo foi criticada principalmente por órgãos de defesa do consumidor. Em termos de comparação no que diz respeito à morosidade do processo, em prazo menor --oito meses-- a Anatel mudou a legislação para permitir que uma empresa de telefonia fixa comprasse outra em área diferente.

Em outros dois meses, analisou e aprovou a compra da Brasil Telecom pela Oi, no que foi considerado prazo recorde por analistas. No início de março, o Ministério Público Federal chegou a solicitar à Justiça que estipulasse o prazo de um mês para que a Anatel decidisse a questão.

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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.