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Notícias na 25 de março

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Sistema semelhante a Guitar Hero ensina a tocar guitarra de verdade

Quem já tentou largar a guitarra de plástico do jogo Guitar Hero para aprender o instrumento de verdade sabe: não é fácil deixar de ser um virtuoso virtual para se tornar um músico mediano no mundo real.

Trocar os cinco botões coloridos pelas seis cordas metálicas é uma tarefa demorada e, por vezes, frustrante. Uma empresa americana promete amenizar a passagem de mundos com a Fretlight Guitar (www.fretlight.com), uma guitarra de verdade que mostra com luzes no braço do instrumento onde o aspirante a Jimi Hendrix deve colocar os dedos.

Desenvolvida no fim dos anos 80 por Rusty Shaffer, um fã de Van Halen e Dire Straits que buscava na época o seu lugar ao sol como herói da guitarra, a engenhoca possui apenas duas diferenças para uma guitarra convencional.

Há uma saída para um cabo USB, que faz a conexão com um computador. A outra diferença é que o braço da guitarra não é todo de madeira. Um polímero escuro cobre as pequenas luzes vermelhas que respondem ao programas de computador desenvolvidos pela empresa. Com essas luzes apagadas, a aparência é de um instrumento convencional.

Entre as recompensas instantâneas do jogo e as dificuldades inerentes a um instrumento, a guitarra da luz vermelha está mais para método de aprendizado com sabor tecnológico. O maior segredo dos programas desenvolvidos pela empresa --e vendidos separadamente-- é manter constante repetição.

Um deles, chamado Improviser, ensina improvisação ao deixar as luzes de escalas que se encaixam em determinado tom musical.

O programa que espera capturar aqueles vindos do videogame é o M-Player. Nele, o futuro músico pode tocar músicas de artistas famosos e aprender as bases e solos. Também é possível repetir a mesma parte da canção e deixar seu tempo mais devagar. Sete músicas estão inclusas na compra do programa. As outras custam US$ 1,99 cada uma.

Em contrapartida, há coisas que devem frustrar a "geração Guitar Hero". Esqueça o "lá vem o amarelo e depois o azul". Não é possível saber de maneira adiantada onde cada ponto vermelho se acenderá. Se ele acender e apagar, aquela parte da música já passou.

O outro choque é que as músicas não são as versões consagradas pelos artistas --e nem mesmo covers. As canções estão em Midi. Assim o usuário pode mexer com o tempo delas e manter o mesmo tom.

Para aqueles que estão na dúvida entre continuar no conforto do videogame e suar para aprender a tocar uma guitarra de verdade, Shaffer diz: "Você tem mais chances de conquistar garotas se você toca guitarra de verdade".

Conheça procedimentos de segurança para usar a internet sem fio

Usar a internet sem fio pode deixar disponíveis para hackers informações do seu computador. Por isso, são necessários alguns procedimentos de segurança.

Veja testes em oito lugares que oferecem Wi-Fi em São Paulo

1
Ao escolher uma rede sem fio para se conectar, procure utilizar aquelas com segurança habilitada. Dê preferência a mecanismos de criptografia mais robustos, como o WPA2 ou o WPA.

2
Procure sempre usar aplicações com segurança (https:// em vez de http://, por exemplo), especialmente para dados bancários, número de cartão de crédito e senhas. Verifique com o administrador da rede se as aplicações possuem mecanismos para proteção dos seus dados.

3
Esteja com programas de segurança (firewall, antivírus, anti-spyware etc.) instalados, habilitados e atualizados.

4
Em geral, em redes sem fio públicas não são usados mecanismos de criptografia. Fique atento com o que vai acessar.

5
Cuidado: em ambientes públicos, é possível encontrar redes wireless falsas: pessoas com notebooks que se fazem passar por uma rede legítima. Assim, ao se conectar a essa suposta rede estará acessando o computador de outra pessoa, deixando sua máquina vulnerável.

Para internautas de primeira viagem

1
Verifique se a antena do computador está ligada. Normalmente, notebooks possuem alguma indicação, como uma luz ou um ícone na tela.

2
Clique no botão "Iniciar" do Windows e selecione "Painel de Controle". Depois vá para a opção "Conectar à internet".

3
Aparecerá uma lista das redes disponíveis. Procure o nome da rede desejada, selecione-a e pressione o botão "Conectar". Se a segurança estiver habilitada pelo dono da rede, o sistema pedirá uma senha.

4
Com a inserção da senha (ou a conexão direta, sem o código), o Windows irá testar a rede. Ao término desse processo, já estará conectado à internet.

(Fonte: da Revista da Folha ) - 13/04/2009
Veja testes em oito lugares que oferecem Wi-Fi em São Paulo

Em São Paulo, estar conectado o dia inteiro virou regra, seja com um mero celular ou com um notebook moderno. Melhor ainda se não há fios e se, mesmo assim, há conexão. Ou se ela não é cobrada. O que dizer então se a conexão é boa e o local, ideal para o uso da internet?

Conheça procedimentos de segurança para usar a internet sem fio

A Revista saiu a campo e colocou à prova oito endereços que disponibilizam o Wi-Fi --ou acesso sem fio-- como cortesia, para encontrar qual é o paraíso dessa turma de paulistanos que recorrem às zonas livres sem gastar um tostão. São museus, centros culturais e shoppings que perceberam o quanto é grande a demanda para o serviço.

Em pouco mais de dois meses, a Universidade de São Paulo (USP) já registrava 453 cadastros de usuários da conexão sem fio. O Centro Cultural São Paulo contabilizava 301 pessoas devidamente registradas e autorizadas para acessar a internet. Ambos os endereços começaram a oferecer acesso gratuito à internet no início deste ano.

A prefeitura também está desbravando esse terreno na cidade. Segundo o secretário municipal de Modernização, Gestão e Desburocratização, Rodrigo Garcia, até o final deste ano três parques da cidade vão contar com Wi-Fi gratuito: Ibirapuera (região sul), Raul Seixas e Chico Mendes (ambos na região leste).

Mesmo assim, ainda falta um longo caminho para transformar São Paulo em uma Wi-Fi Zone. A começar pela falta de qualidade dos serviços. Durante a avaliação, por exemplo, a reportagem teve de acessar seu laptop em pé, se deparou com funcionários que desconheciam a oferta e a natureza do serviço e com locais sem tomada e com conexão lenta. Veja os detalhes de cada um deles a seguir.

Centro Cultural São Paulo
Avaliação:
Bom
Limite de tempo: É de quatro horas. Porém, o usuário pode pedir na central de informações para que o tempo seja estendido por mais quatro horas
Precisa de cadastro: Sim. O interessado acessa a página do Centro Cultural São Paulo e faz um cadastro para usar o sistema. Dois dias depois, em média, chega um e-mail avisando que a senha está pronta e pode ser retirada no espaço. A reportagem fez o cadastro em 18 de fevereiro e até hoje não recebeu a senha de acesso (para o teste, foi cedida uma senha especial). De acordo com a assessoria de imprensa do CCSP, esse foi o único caso de problema desde a implantação do serviço, no começo deste ano
Conexão: Boa, a velocidade oscila entre 48 mbps e 54 mbps
Ambiente/espaço/conforto: O sinal é obtido nos locais com mesas de estudo, exceto o anexo ao piso Flávio de Carvalho e todo o complexo de bibliotecas. Embora não sejam tão confortáveis, não atrapalham a navegação
Tomada: Sim, próximas às mesas e em bom número
É fácil conseguir informações? Sim, basta ir até a central de informações e pedir socorro. O pessoal do setor de informática está sempre a postos
Endereço: R. Vergueiro, 1.000, Aclimação, tel. 3397-4002. Seg. a sex.: 10h às 20h. Sáb.: 10h às 21h. Dom. e fer.: 10h às 20h. d l

Restaurante Quinta do Museu (no Museu da Casa Brasileira)
Avaliação:
Regular
Limite de tempo: Não há
Precisa de cadastro: Não, mas a rede é protegida por uma senha. Peça para um dos garçons
Conexão: Boa, a velocidade varia de 48 mbps a 54 mbps
Ambiente/espaço/conforto: Apesar de possuir uma maravilhosa área ao ar livre, a rede funciona melhor no pequeno espaço interno. Por isso, não vá esperando mesas espaçosas e cadeiras bem confortáveis. Contudo, há lugar para montar o equipamento sem problemas
Tomada: Sim. Duas na área interna
É fácil conseguir informações? Quando a pergunta é básica, é muito fácil conseguir ajuda. Apesar da boa vontade de toda a equipe do restaurante, não force a barra com perguntas mais técnicas
Endereço: Museu da Casa Brasileira. Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Europa, tel. 3031- 0005. Ter. a sex.: 12h às 18h. Sáb.: 12h às 15h30. Dom.: 12h às 17h.

Shopping Cidade Jardim
Avaliação:
Regular
Limite de tempo: Não há
Precisa de cadastro: Não
Conexão: Boa, estável em 54 mbps. O ponto forte é que o estabelecimento disponibiliza diversas redes para os clientes, todas com o nome Wireless Guest. No dia em que foi feito o teste, a reportagem encontrou seis redes disponíveis aos clientes
Ambiente/espaço/conforto: Para não enfrentar dores nas costas, o ideal é sentar nas mesinhas espalhadas pelo primeiro piso. Nelas, o usuário consegue até montar um miniescritório
Tomada: Não tem. Próximas às mesas foram encontradas apenas tomadas de 220 V, que geralmente são utilizadas pelo pessoal da limpeza
É fácil conseguir informações? Não. Os seguranças sequer sabem informar se o shopping possui a rede sem fio
Endereço: Av. Magalhães de Castro, 12.000, Morumbi, tel. 3552-1000. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 14h às 20h.

Universidade de São Paulo (USP)
Avaliação:
Regular
Limite de tempo: Não há
Precisa de cadastro: Sim, ao conectar pela primeira vez, uma janela abre para o usuário fazer o cadastro
Conexão: Pode não funcionar bem em algumas partes do campus. Os melhores lugares são a região da praça do Relógio, o Centro Esportivo da USP, o estacionamento da Poli, o Instituto de Matemática e Oceanografia e a região da Odontologia. Evite ficar próximo às árvores e aos prédios, que dificultam a conexão
Ambiente/espaço/conforto: Lembre-se de que você estará em uma área ao ar livre, sentado em um banco de concreto sem apoio para o equipamento. Tome cuidado com a sua segurança
Tomada: Não tem
É fácil conseguir informações? Em caso de dúvidas sobre o serviço, basta ligar no telefone 4932-6040. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 24h
Endereço: Cidade Universitária. Butantã, ao lado da Marginal Pinheiros, tel. 3091-1000. Seg. a sex.: 5h às 20h. Sáb.: 5h às 14h. Dom. e fer.: o acesso é restrito a estudantes, funcionários ou pessoas que vão participar de eventos dentro do campus.

Shopping Anália Franco
Avaliação:
Regular
Limite de tempo: Não há
Precisa de cadastro: Não
Conexão: Regular, oscila entre 18 mbps e 36 mbps
Ambiente/espaço/conforto: As áreas que oferecem a conexão são a praça de alimentação, o piso Orquídea (próximo ao quiosque da Havanna) e o piso Acácia (próximo ao quiosque da Ofner Express). O lugar mais adequado acaba sendo a praça de alimentação, já que conta com mesas e cadeiras. É possível ainda se acomodar nas poltronas espalhadas nos corredores dos demais pisos onde o acesso sem fio também é oferecido
Tomada: Não tem
É fácil conseguir informações? Os seguranças, ao menos, sabem dizer que o shopping possui a rede. E só
Endereço: Av. Regente Feijó, 1.739, Tatuapé, tel. 4003-4133. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 14h às 20h.

Shopping Morumbi
Avaliação:
Péssimo
Limite de tempo: Não há
Precisa de cadastro: Não
Conexão: Boa, a velocidade fica em 54 mbps
Ambiente/espaço/conforto: Só existe acesso na área gourmet. Apesar de bom sinal, o shopping peca em um ponto: ali não há um banco sequer para o interessado em utilizar o serviço. Isso significa que a rede só é acessível para quem consome uma refeição em um dos restaurantes do setor ou encare o malabarismo de usar o notebook de pé. O estabelecimento reconhece o problema e informa que segue norma do Contru, que veta a obstrução com bancos em locais de circulação
Tomada: Não tem
É fácil conseguir informações? A rede é de conhecimento da equipe do shopping, mas ela não tem informações técnicas
Endereço: Av. Roque Petroni Jr., 1.089, Morumbi, tel. 4003-4132. Seg. a sáb.: 10h às 22h. Dom.: 14h às 20h.

Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS)
Avaliação:
Ótimo
Limite de tempo: Não há
Precisa de cadastro: Não, basta ir até o balcão de informações e pedir a senha para navegar à vontade
Conexão: Boa, velocidade em 54 mbps
Ambiente/espaço/conforto: O espaço mais bacana para navegar é próximo à midiateca. Tem sofás bem confortáveis mas pouco práticos para quem quer montar seu miniescritório
Tomada: Sim, ao lado das poltronas e em número suficiente
É fácil conseguir informações? Sim, funcionários atenciosos orientam até em dúvidas mais técnicas
Endereço: Av. Europa, 158, Jardim Europa, tel. 2117-4777. Ter. a sáb.: 12h às 22h. Dom.: 11h às 21h.

Livraria da Vila
Avaliação:
Regular
Limite de tempo: Não há
Precisa de cadastro: Não
Conexão: Regular, velocidade estável em 36 mbps
Ambiente/espaço/conforto: A rede wireless fica no café da livraria. O ambiente é aconchegante, em uma área externa arborizada, coberta. As cadeiras e mesas são simples, mas confortáveis
Tomada: Sim, nas mesas próximas à porta de entrada para a loja
É fácil conseguir informações? Somente informações básicas, não espere apoio técnico
Endereço: R. Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, tel. 3814-5811. Seg. a sex.: 9h às 22h. Sáb.: 9h às 18h. Dom.: 10h às 18h.

Em alta, iPhone concorre com os consoles portáteis DS e PSP

Que o iPhone é o telefone celular do momento, novidade nenhuma. No entanto, a Game Developers Conference (GDC), que aconteceu em San Francisco na semana

passada, mostrou que o gadget da Apple está cotadíssimo como plataforma de games --dezenas de palestras abordaram temas como "Por que o iPhone mudou

tudo" e "Desenvolvimento para o iPhone: uma nova fronteira".

Um dos mais empolgados com o celular é Neil Young, que no ano passado deixou um belo cargo na Electronic Arts para fundar a ngmoco, companhia dedicada

exclusivamente ao iPhone. Meses depois, o executivo já considera o aparelho um concorrente à altura dos portáteis DS e PSP. "O iPhone é o começo de algo muito

especial."

Há cerca de 25 mil aplicativos disponíveis na loja virtual da Apple, e a maior categoria é a de games -são 165 novos aplicativos por dia e 800 milhões de downloads

até agora.

As gigantes estão de olho: ao longo de 2009, a EA pretende levar franquias famosas, como Command & Conquer, The Sims e Fifa, para o aparelho.

Para capitalizar em cima da coqueluche vale até lançar jogos antigos a módicos US$ 5, como fez a id Software com Wolfenstein 3D, considerado o avô dos games

de tiro.

Empresas inovam para equipar aparelhos portáteis

A armadura é pequena, mas a luta é de gente grande -e por um reino muito próspero. Neste ano, deve esquentar a disputa para ver quais empresas darão poder aos

netbooks, aos MIDs e aos smartphones.

O primeiro segmento de mercado não deve ser afetado pela crise. Pelo contrário: as vendas desses computadores pequenos e relativamente baratos devem

crescer 80% neste ano, de acordo com a consultoria Gartner.

O mercado de smartphones não deve ir tão bem, mas ainda assim as vendas devem crescer e se transformar no carro-chefe da indústria de celular.

Netbooks emergem

Os processadores Intel Atom apareceram em 2008 e deram cara à categoria dos netbooks. Mas eles estão disponíveis também para telefones, eletrônicos de

consumo, automação industrial e até carros.

Para Américo Tomé, gerente de novas tecnologias da Intel, o Atom supre as principais demandas do usuário de netbook: tamanho menor, mobilidade e baixo

consumo de energia. "O dispositivo adequado para quem quer alto poder de processamento é um notebook tradicional", diz Tomé.

Caixinha

Já Richard Cameron, gerente-geral da Nvidia Brasil, diz que os netbooks atuais "são computadores de cinco anos atrás em uma caixinha pequena". "Eles acessam

a internet e mensagens apenas. E não são tão baratos.

Com a Tegra, queremos um dispositivo de acesso a internet (MID) por menos de US$ 99", diz Cameron sobre o produto, desenvolvido pela empresa, que conta com

placa de vídeo e processador ARM -líder no segmento de smartphones- em um mesmo corpo "do tamanho de uma moeda".

Durante o Congresso Mundial de Mobilidade, em fevereiro deste ano, em Barcelona, a Nvidia anunciou que a Tegra é compatível com o Android, sistema

desenvolvido por um consórcio que tem o Google como líder. Além disso, a Tegra é compatível com Windows CE.

Por enquanto, não há produtos sendo desenvolvido com a dupla Atom/Android; o chip, porém, é compatível com o sistema Linux.

Acesso à internet

"A Tegra vai possibilitar MIDs com acesso à internet, vídeo de alta definição e baixo consumo de energia com um preço tão pequeno que esperamos que as

operadoras de celular incluam o aparelho de graça em certos planos, como já acontece com celulares", diz Cameron.

Mercado brasileiro

Segundo ele, ainda neste ano "veremos um aparelho com a Tegra. E no mercado brasileiro". "A Tegra é a convergência entre os mundos da informática, pelo poder

de processamento, e da telecomunicação, pela conectividade com redes 3G, internet etc." afirma Cameron.

Convergência

Sadek Absi, gerente de produtos da Intel América Latina, também destaca essa convergência nos produtos com Atom. "O que o usuário quer, a grande inovação e o

conteúdo estão na internet. As pessoas desejam levar a experiência do PC para o bolso. Esse é o grande problema dos aparelhos com ARM. Eles têm dificuldades

em tocar Flash, em mostrar os sites corretamente. A internet roda muito melhor na arquitetura Intel. É muito mais rápido desenvolver aplicações para a arquitetura

X86 da Intel, que é estabelecida."

Já o gerente-geral da Nvidia diz que, para o usuário, a marca do processador não interessa. Quanto às aplicações disponíveis, ele diz que a Nvidia busca "a

plataforma mais aberta possível" e investe no "ecossistema de desenvolvimento e aplicações". "A Tegra tem muito poder de processamento gráfico. Hoje nossas

atividades são visuais, com mapa, vídeo, foto."

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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.