O site brasileiro Overmundo (www.overmundo.com.br) é um bom começo para a publicação e a divulgação de conteúdo cultural na internet.
Basta um cadastro rápido, mas que pede o número do CPF, para colocar material no banco de cultura -imagens, teses, vídeos etc.
Antes de ser definitivamente publicado, o conteúdo é avaliado por outros participantes, que podem dar sugestões de edição.
O site tem um mecanismo que ajuda na divulgação, já que o que é colocado é classificado por outros usuários e ganha destaque com isso.
Existe um portal dedicado a divulgar artistas que não tenham gravadora. O www.jamendo.com hospeda músicas com direitos flexíveis.
Quem coloca uma composição na comunidade -são mais de 15 mil álbuns e 500 mil usuários- pode levar o arquivo para blogs e outras páginas, ou ter a canção tocada na rádio oficial do site, entre outras formas de divulgação.
Já os escritores podem disponibilizar suas obras no dominiopublico.gov.br. É preciso licenciar a obra em Creative Commons.
O canal do Vaticano no YouTube será apresentado oficialmente nesta sexta-feira (23), com o reconhecimento sobre a importância de novas tecnologias para a Igreja Católica e a afirmação de que o papa Bento 16 tem simpatia pela internet. As afirmações foram feitas pelo arcebispo Claudio Maria Celli, presidente do Conselho Pontifício de Comunicações Sociais, na quinta-feira.
Celli disse que o pontífice vê com bons olhos o uso de novas tecnologias e reconheceu a importância de lançar mão de novas maneiras de chegar às pessoas. Entretanto, ele também critica a "obsessão" dos dias contemporâneos por mensagens de texto e salas de bate-papo.
"A entrada no YouTube não é algo indecoroso. É preciso entender esta medida como a vontade de ir em direção a todos os homens. O papa sabe os limites, os aspectos negativos ligados a estas ferramentas, mas sabe que, se os homens estão ali, é preciso ir ao encontro deles", disse à Radio Vaticano.
Celli explicou que a medida tem o objetivo de estabelecer um "diálogo aberto" com as pessoas.
"O papa quer ir ao encontro das pessoas onde elas estiverem, para estabelecer um diálogo aberto, franco, sincero e amistoso", disse.
O arcebispo afirmou que será publicado um vídeo de Bento 16 falando sobre a 43ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais, que terá as novas tecnologias como tema.
"Será uma mensagem positiva, na qual Bento 16 ressaltará sua simpatia pela internet", disse.
Antes mesmo de estrear e virar assunto entre noveleiros, "Caminho das Índias" movimentou a turma dos internautas. Em vídeos, entrevistas e fotografias --parte de uma campanha da emissora--, o folhetim se espalhou pela internet, nos sites YouTube, Twitter e Flickr. Em alguns, já virou sucesso. No Orkut, onde não houve divulgação por parte da Globo, já há mais de 400 comunidades.
No YouTube, os vídeos em que Márcio Garcia e Juliana Paes aparecem em uma montagem fazendo ioga foram postados pela própria emissora e já acumulam quase 40 mil acessos cada um.
Durante a festa de lançamento da trama, no último dia 10, nas páginas oficiais da novela no Twitter e no Flickr, era possível saber em tempo real o que estava acontecendo no evento.
As informações foram postadas por blogueiros convidados pela autora da trama, Gloria Perez. Ela, instigada pela proximidade entre o mundo real e o virtual, reuniu-se com eles em dezembro passado.
"Postamos comentários e fotos do evento, o que gerou uma intensa repercussão. No primeiro encontro com a autora, conversamos sobre o que faz um blogueiro e o que ele pensa, e a Gloria se interessou porque a interatividade é uma coisa nova na TV", diz Caio Novaes, dono de um site que hospeda blogs.
Além de servir de canal para bombar a história, a interatividade de "Caminho das Índias" estará presente no decorrer da trama por meio de Indra, personagem que terá um blog na trama e na vida real, e dos dois diários virtuais mantidos pela autora.
"A princípio, esse tema seria algo secundário na trama, mas ela percebeu que, no Brasil, o universo virtual ainda é um meio restrito e fechado. Com a discussão desse tema na TV, a tendência é que cresça a visibilidade dos blogs em nosso país", diz o empresário Wagner Fontoura, outro autor de blog consultado por Gloria.
Para Bruno Rodrigues, especialista em mídia digital, o fato de "Caminho das Índias" estar presente na internet pode ajudar a atrair o público que abandonou a TV nos últimos tempos. "Pela primeira vez, há a possibilidade de o receptor ser ouvido. Isso é inédito e transformador", avalia Rodrigues.
O site de namoro virtual HotEnough não quer ser politicamente correto. Polêmico, o endereço é voltado exclusivamente para pessoas atraentes. "É sexy, é divertido, e definitivamente não é para todos", diz.
A página só inclui membros com aprovação prévia. O candidato envia três fotos que serão analisadas pelos administradores do site. Pelo menos uma das fotos deve ser de corpo inteiro e só uma foto pode ter sido tirada por um profissional. As fotos não podem ser ofensivas nem de mau gosto.
Também não são permitidas fotos de nus, com gestos ofensivos, fora de foco ou com o rosto obstruído por óculos escuros.
Votação
Após o julgamento inicial dos administradores do site, com base na boa forma dos candidatos, a foto do pretendente a membro é colocada na página em uma área de votação, para que os outros usuários possam dar notas.
Quando o candidato receber 25 votos e tiver nota acima de seis ele pode se cadastrar no site. Após aceito, o novo usuário será colocado em um dos três níveis do site, com base na classificação de sua aparência.
Os membros de cada grupo terão acesso a todos os membros do seus níveis e a membros de níveis mais baixos. O site tem dois grupos, um com participantes de 18 a 39 anos e um segundo, exclusivo, com os 40 mais atraentes da página.
"Eles vendem o glamour da tecnologia, mas não têm capacidade de lidar com ela." A frase é da empresária Mariângela Blois, 43, que adquiriu um iPhone, pela Vivo, no começo de outubro de 2008. No final do mesmo mês, o telefone começou a falhar: apitava, tocava músicas e ligava sozinho.
Na primeira quinzena de dezembro, de acordo com Mariângela, o diagnóstico da Vivo foi de que o celular deveria ser trocado, mas não havia peças em estoque. Segundo a Vivo, "o caso foi uma ocorrência pontual, que já foi regularizada".
Bobby Yip/Reuters |
![]() |
Dificuldade do aparelho da Apple é não possuir assistência técnica autorizada |
A Vivo disse que "foi providenciada a troca do aparelho, de acordo com as condições aceitas pela cliente".
Porém, segundo Mariângela, a troca não havia sido feita até o fechamento desta edição.
A Apple não presta assistência técnica para o telefone no Brasil; diz que as operadoras são responsáveis.
Claro e TIM, outras empresas que vendem o celular, dizem que seu consumidor deve, em primeiro lugar, procurar a loja onde o aparelho foi comprado. A Claro tem um telefone para atender quem comprou via rede ou televendas: 1052.
De acordo com Raul Dalaneze, todas as empresas envolvidas na cadeia de venda do iPhone devem atender ao consumidor. Mas ele sugere que a pessoa procure primeiro a loja onde ele foi adquirido.