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O avanço da telepresença

A telepresença dá a sensação, para pessoas que podem estar a milhares de quilômetros de distância, de que estão frente a frente, na mesma sala. É um sistema que combina tecnologia da informação e cenografia: uma conexão de internet de alta capacidade liga duas salas que têm iluminação, paredes, carpetes e móveis iguais. As pessoas veem seus interlocutores em telas grandes de alta definição, em tamanho real. O sistema Dolby 5.1 faz com que o som venha da direção correta, reforçando a impressão de que todo mundo está no mesmo lugar.

"Já vi gente se levantar para apertar a mão de quem está do outro lado", afirmou Alexandre Patarra, gerente comercial da Dimension Data, empresa que fornece sistemas de telepresença. A primeira sala do País foi da Procter & Gamble, em abril de 2008. Desde o ano passado, a Dimension Data forneceu cinco salas no País e participou de outros dois projetos.

O custo está entre US$ 50 mil e US$ 300 mil. "As salas podem ser para um único usuário, com um monitor de 32 polegadas, até 18 pessoas, com três telas de 65 polegadas", explicou Patarra. Um sistema de telepresença pode conectar até quatro salas simultaneamente, intercalando as imagens de cada sala.

Mais informações no Estado de hoje, 8/2 (" Uma nova tecnologia para reunião à distância", p. B12).



(Fonte: por Renato Cruz) - 16/02/2009
Troca de música gratuita é positiva para a economia, afirma estudo

Um estudo encomendado pelo Ministério da Economia da Holanda aponta que a troca de arquivos musicais gratuita é positiva para a economia, e que as pessoas que trocam música dessa forma na internet também costumam comprar mais produtos de entretenimento. O grupo que não procura a troca de arquivos sem pagar, por sua vez, também não compra a mesma quantidade de títulos musicais.

O estudo, conduzido pela empresa de consultoria TNO, menciona a existência de um "fator de prova e compra posterior", que teria um efeito positivo para o comércio de música. O fator consiste na audição da música pelo internauta, para decidir se gosta ou não --e, a partir daí, comprá-la. Nesse sentido, o efeito das redes de troca é positivo para o comércio musical.

Troca gratuita de MP3 permite a avaliação da música para depois comprá-la, diz estudo
O lado negativo, de acordo com o estudo, reside na troca de filmes, que são vistos apenas uma vez e que não levam à compra do produto.

As perdas dos titulares de direitos autorais sobre trocas de música, de acordo com o documento, são inferiores em relação aos impactos econômicos gerados pelos os usuários que fazem o download de músicas gratuitamente. Ao não pagar por uma música, os usuários liberam os fundos de propriedade intelectual que, por sua vez, se destinam à aquisição de outros produtos --situação que se considera positiva para a sociedade no geral.

No entender da TNO, os titulares de direitos autorais não podem argumentar perdas por unidade, ou seja, por um título trocado sem pagar.

Segundo o site Ars Technica, as ponderações do estudo colidem frontalmente com o argumento da indústria fonográfica, quando ela afirma de que cada arquivo descarregado na internet implica em uma perda direta.

(Fonte: da Folha Online ) - 15/02/2009
Brasil recebe restos high-tech dos EUA

Em 2006, o Brasil foi parte do lixão high-tech da Califórnia. De acordo com dados obtidos pela Folha no DTSC (sigla em inglês para Departamento de Controle de Substâncias Tóxicas da Califórnia), 1.190 toneladas de lixo eletrônico foram enviadas do Estado norte-americano ao Brasil naquele ano.

Os dados indicam que o Brasil pode ter ignorado a Convenção da Basileia, um tratado internacional do qual o país faz parte e que tenta combater o trânsito internacional de resíduos perigosos dos países desenvolvidos para nações em desenvolvimento.

O lixo eletrônico --televisores, computadores, celulares e outros aparelhos eletrônicos descartados para o uso-- é considerado perigoso, pois possui em sua composição substâncias tóxicas como mercúrio e chumbo.

Televisores e monitores de computador, por exemplo, possuem de 20% a 25% de chumbo em sua composição.



Brasil

O DTSC não especifica que tipo de aparelho eletrônico foi enviado ao país.

Em 2007, o ano mais recente para o qual o DTSC possui dados, não há registros de envio de lixo eletrônico ao Brasil.

O Ministério do Meio Ambiente, ouvido pela Folha, diz não ter informações a respeito.

Os dados do DTSC ainda mostram que a Califórnia exportou mais de 9.000 toneladas de lixo eletrônico para todo o mundo em 2006. China, Malásia e Índia são alguns dos países que aparecem na lista.

Essa quantidade, porém, pode ser ainda maior. Os números apresentados pelo DTSC são fornecidos por aqueles que "cumprem as regras" do departamento governamental para exportação.

O trânsito internacional ilegal de lixo eletrônico é apontado por ambientalistas como um grave e crescente problema global. A China, por exemplo, é um dos países mais afetados por remessas ilegais de aparelhos descartados.

Ambientalistas também estimam que entre 50% a 80% do lixo eletrônico nos EUA é exportado e apenas cerca de 10% é reciclado da maneira correta. Em 2003, a Califórnia efetivou legislação que proíbe o despejo de aparelhos eletrônicos sem uso em seus lixões. De acordo com um membro do DTSC, porém, o Estado e o país não possuem capacidade para reciclar todo esse lixo.

Funcionário de uma empresa que coleta esse lixo em Berkeley, região de San Francisco, disse à reportagem que muitas empresas acabam exportando os aparelhos em vez de reciclá-los no país por se tratar de um negócio mais lucrativo. "Com o mercado de metais desvalorizado, elas [as empresas] não veem vantagem em reciclar," disse ele.

Legislação internacional

Dentre os mais de 170 países que participam da Convenção da Basileia, apenas Afeganistão, Haiti e EUA não a ratificaram. O tratado estabelece severas regras para o trânsito de substâncias perigosas entre países participantes e não participantes do tratado.

Essas regras podem ser dribladas por meio de outros acordos internacionais ou da não-ratificação de partes ou emendas ao texto da Convenção.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo de 30 países que produzem mais da metade da riqueza mundial e que inclui os EUA, possui regras próprias sobre o assunto.


Zoom de câmera que pode ser mergulhada é limitado


A Olympus Stylus 1050 SW é uma digital para ir a campo: à prova de quedas de até 1,5 metro, pode ser mergulhada em até três metros de profundidade e resiste a temperaturas baixas (-10 C).

Essa robustez não se traduz em uma máquina grande (93x62x22,6 mm) ou pesada (152 gramas).

Olympus 1050 SW, que pode ser mergulhada em até três metros, tem preço de R$ 1.999
Seu corpo possui uma característica não-usual: é possível controlar funções básicas batucando o dedo em certas partes da estrutura do aparelho.

O objetivo é que fique mais fácil manipular a câmera quando o usuário veste luvas -por exemplo, na neve.
A função está em sintonia com o espírito aventureiro da câmera, mas o zoom ótico de apenas três vezes é muito pouco para sua proposta.

As fotos, que podem ter até 10,1 Mpixels (suficientes para imprimir em papéis maiores que uma folha A4), têm boa qualidade. Há modo programado para foto embaixo da água.

Com sensibilidade à luz (ISO) de até 1.600, a câmera registra imagens a partir de ISO 400 com mais ruído do que concorrentes semelhantes.

A câmera é indicada para quem vai fazer uso real de sua armadura: o preço sugerido para o Brasil é de R$ 1.999. Na mesma faixa de preço, há máquinas com qualidades óticas mais sofisticadas.

Com crise, games gratuitos na internet ganham espaço

Os amantes de videogames que procuram diversão durante a crise econômica estão aumentando os acessos aos games on-line gratuitos. O número de visitantes aos sites de jogos on-lne cresceu 27% nos Estados Unidos em 2008, que foram procurados por 86 milhões de pessoas até o final de dezembro, de acordo com com um relatório da empresa de estatísticas comScore, divulgado na quinta-feira (29).

O total de tempo dedicado aos jogos aumentou em 42%, com 4,9% das atividades executadas na internet voltadas aos jogos on-line gratuitos.

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Jogos gratuitos on-line aumentaram audiência em 42%, afirma empresa de estatísticas; motivo seria a crise econômica

"Isso indica que os games são uma das atividades mais procuradas durante os períodos de crise econômica", disse o diretor de solução em games da comScore, Edward Hunter.

"Não há apenas consumidores procurando distrações para aliviar os assuntos econômicos, mas também o crescimento de uma alternativa de entretenimento livre de pagamento."

O site Yahoo! Games é o mais procurado, com um crescimento anual de 20% --ou 19,5 milhões de acessos. A gigante dos videogames Electronic Arts aparece em segundo lugar, com 15,4 milhões de acessos, o que representa um aumento de 21% nas visitas. A Disney Games vem em terceiro lugar, com crescimento em 13%, o que significa 13,4 milhões de visitantes.

"Jogos casuais estão se demonstrando uma verdadeira alternativa de diversão e entretenimento gratuito para as pessoas durante a crise", diz a chefe de operações da Electronic Arts, Michelle Weaver.

(Fonte: da France Presse, em San Francisco ) - 01/02/2009
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.