Portais da Cidade

Notícias na 25 de março

Listando: 1216 à 1220 de 1515
Site diz reduzir custos de ligação telefônica em 41%

Quando se pensa em serviços com tecnologia de voz sobre IP, é quase automático lembrar os softwares mais populares: Skype, Gizmo e Adphone, cujas ferramentas se baseiam em geração de chamadas de computador para computador, ou de computador para telefone. Mas o software de voz sobre IP Jajah é capaz de fazer a ligação de telefone para telefone --e mais: promete a redução de custos nas ligações em até 41%.

Criado em 2006, o Jajah diz ter 10 milhões de usuários no mundo inteiro. O menu de demarcação de preços calcula quanto o usuário vai gastar, em média, com as ligações, que podem ser tanto nacionais quanto internacionais.

Para ligações nacionais, o Jajah promete a redução de 41% no custo de R$ 0,98 para R$ 0,57. A economia é maior ainda para ligações internacionais.

Modo de usar

A plataforma funciona um pouco diferente dos demais softwares de voIP: para usar, inicialmente, é necessário se cadastrar no site. Depois de criar uma conta personalizada, o usuário digita o número do próprio telefone e, em seguida, o número da pessoa com a qual deseja falar.

Basta apertar o botão "call" e, logo depois dessa ação, um sistema interno do site liga para o telefone do usuário; na seqüência, o site telefona para o destinatário, e faz a conexão entre o telefone do usuário e o outro número.

O serviço, que funciona em áreas delimitadas pelo site, possibilita ainda outros empregos, para facilitar e reduzir o custo das chamadas telefônicas.

Para os usuários com celular habilitado para internet, o site oferece o serviço Jajah.Mobile.Web, que consiste em chamadas feitas no aparelho móvel e identificadas pelo sistema wap, por meio do endereço mobile.jajah.com. É possível usar o serviço de onde quer que se esteja, pagando um valor menor por ligações, e desobrigando o usuário de estar próximo a um computador.

(Fonte: da Folha Online ) - 07/12/2008
Programa diminui imagens e coloca marca nas fotos

O FastStone Resizer é um software gratuito excelente para gerenciar fotos aos borbotões no computador. Ele muda o tamanho, simultaneamente, de centenas de fotos, adequando-as a serem enviadas à rede ou vistas no iPod, por exemplo.

O programa ainda permite que o usuário coloque marca d´água ou texto em várias fotografias ao mesmo tempo ou altere em grupo o nome das imagens, com diversas opções para nomeá-las.

O software, que não ocupa muito espaço, pode ser baixado gratuitamente em www.faststone.org/FSResizerDetail.htm.

Picasa

O gratuito Picasa ( picasa.google.com.br) faz o gerenciamento de todas as fotos do micro e permite realizar pequenas edições.

O interessante é que basta mover uma barrinha para mudar a claridade ou a saturação de cores, e o usuário vê o resultado em tempo real. Parece pouco, mas fotos podem ser salvas assim.

O Picasa permite enviar fotos para a rede de formas privada ou pública.

Mulheres brasileiras se afastam das ciências da computação

O número de mulheres que escolhem a área de pesquisa científica é menor do que o número de homens que optam pelo mesmo caminho no Brasil. E, tal como nos EUA, há grande distância entre os sexos no terreno da computação.

Segundo levantamento de 2006 do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), do Ministério da Ciência e Tecnologia, elas eram 43,3% das pesquisadoras, enquanto eles eram 56,7% dentre os que ocupavam posição de liderança. Em números absolutos, eram 12.420 mulheres e 16.289 homens.

Já entre os não líderes, a proporção de homens e mulheres era equilibrada, sendo 50,2% de mulheres (30.751) e 49,8% de homens (30.469).

Na avaliação por faixa etária, as mulheres são maioria no começo da carreira. Na faixa que vai até os 24 anos, por exemplo, representam 75% dos pesquisadores e continuam em maioria até a faixa de 30 anos.

A partir daí, quanto mais aumenta a faixa etária, maior a proporção de homens. Eles representam 64,5% na faixa acima dos 65 anos.

Essa situação se manifesta também na categoria 1A, o topo da carreira de pesquisador, em que as mulheres correspondem a apenas 23%.

Quando divididas por áreas de atuação, as mulheres formavam 49% das pesquisadoras. Os homens, 51% -segundo dados em 2007.

As áreas em que elas são mais numerosas são a de línguas, letras e artes (67%), a de saúde (65%) e a de humanas (60%). Já as áreas em que a presença masculina é mais forte são a de engenharia e computação (mulheres são apenas 30%) e as de exatas e da terra (elas são 26%).

(Fonte: DANIELA ARRAIS da Folha de S.Paulo ) - 30/11/2008
Brasil se torna o segundo país em acesso a redes sociais

O Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou neste ano o segundo país em acessos a redes sociais no mundo. De acordo com dados da consultoria comScore, o Brasil fica atrás apenas do Canadá, em termos percentuais, levando em conta os países com mais de 10 milhões de usuários mensais de internet.

Em setembro deste ano, 85,3% dos brasileiros de ao menos 15 anos de idade que acessaram a internet visitaram uma rede social. No mesmo mês de 2007, esse índice foi de 76%.

Com isso, o país passa o Reino Unido, que viu seu índice cair de 78,7% em 2007 para 78,4% neste ano. O Canadá, líder no quesito, passou de 83,9% para 86,5%. Levando em conta os dados de setembro de 2008, a lista segue com México (73%), Espanha (70,7%) e Estados Unidos (70,2%).

"Uma explicação provável para o sucesso das redes sociais é que o conceito de comunidade on-line se alinha fortemente à cultura do Brasil, que é centrada em um forte sentimento de comunidade", afirma Alex Bank, diretor da comScore para a América Latina.

A pesquisa aponta que o Orkut é a rede social mais acessada no país, com 21 milhões de acessos únicos em setembro de 2008. Os visitantes passaram uma média de 496 minutos no site durante o mês, mostrando que o site do Google também é o que gera maior engajamento dos usuários.

(Fonte: da Folha Online ) - 23/11/2008
Orkut lança sistema de bate-papo instantâneo

O Orkut começou a implementar nesta semana o serviço de bate-papo instantâneo por meio da rede social. O serviço é bastante similar ao Gtalk, utilizado no Gmail --a base da plataforma utilizada nos sistemas é a mesma. O Facebook já oferece um sistema parecido de conversa instantânea.

De acordo com o Google, dono do Orkut, o bate-papo será adicionado aos poucos no perfil dos internautas, até chegar a todos os usuários da rede social. A expectativa é que o processo seja completado nas próximas duas semanas.

"Tudo vai depender da carga que isso gerar no sistema. Vamos ver como a plataforma se comporta", afirma Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil.

Ele afirma que o novo chat não deve "canibalizar" o serviço que o Google já oferece no Gmail, dividindo os usuários.

"É um outro contexto, uma forma diferente de se comunicar. O Google Docs também tem sistema de comunicação entre os usuários que estão editando um documento", diz o executivo.

(Fonte: da Folha Online ) - 23/11/2008
Listando: 1220 de 1515

Anuncie

Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.