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Notícias na 25 de março

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Softwares ajudam a controlar tempo da navegação e do MSN das crianças

Existem softwares que podem ajudar os pais a monitorar a navegação dos filhos. Todos os especialistas consultados pela Folha consideram que eles não podem substituir a instrução pelo diálogo, já que é fácil acessar a internet de outros lugares.

De qualquer forma, programas como o Crawler Parental ajudam os pais a controlar o tempo on-line dos filhos, por exemplo.

Gratuito (www.crawlerparental.com), o software tem filtro de conteúdo --é possível determinar o tempo de uso do computador e da rede por usuário.

Já o Chat Controller possui ferramentas para limitar o uso de mensageiros instantâneos populares, como o MSN e o GTalk.

Grandes produtoras de antivírus, como McAfee, Kaspersky e Symantec, também possuem recursos de ajuda aos pais. Normalmente, esse tipo de aplicação é identificado como "Parental Control".

Tais controles, como filtro de conteúdo e de websites, podem ser úteis se configurados adequadamente --eventualmente, porém, sites criminosos poderão ser acessados ou páginas legítimas, bloqueadas.

Orientação

No site www.wcf.org.br, do Instituto Childhood Brasil, existe material de apoio às famílias em português. Em inglês, o www.whattheyplay.com discute questões relacionadas a videogames --normalmente, de domínio só das crianças--, como violência e nudez, e dá dicas para os pais conversarem com os filhos sobre o tema.

PF traça perfil de pedófilo na internet

A Polícia Federal possui um perfil do pedófilo que age na internet, apesar de reiterar que, em casos de pedofilia, nem sempre há regra ou padrão bem definido. Na maioria dos casos apurados pela polícia, o perfil é de um homem entre 30 e 45 anos, solteiro, que mora sozinho, é reservado, inseguro, tem dificuldade de manter relações afetivas por muito tempo e, em alguns casos, cansou de consumir pornografia adulta, migrando para a pedofilia.

O perfil das crianças que aparecem nas fotos e nos vídeos utilizados por pedófilos no país também sofreu alteração, segundo o delegado Felipe Seixas, da divisão de direitos humanos da Polícia Federal.

"A maioria das imagens difundidas no Brasil ainda é de crianças estrangeiras, o que a gente sabe pelo cenário e pelas características físicas das crianças. Mas acreditamos que o número de crianças brasileiras expostas aumentou, por causa da popularização de câmeras e da internet", disse.

Código próprio

"Boylovers" e "7yo" são exemplos de códigos pouco conhecidos pela população em geral, mas que foram desenvolvidos para possibilitar que pedófilos se conheçam na internet e troquem material de pornografia infantil. Os códigos também dificultam que eles deixem rastros visíveis.

Essas identificações se disseminaram no Brasil pelo Orkut --serviço de relacionamentos mantido pela Google--, por chats e por alguns sites de pornografia adulta, que mantêm imagens pedófilas camufladas em seus arquivos.

Uma das siglas usadas pelos criminosos identifica, por exemplo, fotos e vídeos com cenas fortes de crianças ou adolescentes mantendo relações sexuais com adultos.

Há siglas com explicação ainda mais exata do material disponível: "7yo", "8yo" e assim por diante, que identificam sexo, nome e idade da criança --7yo significa, por exemplo, "7 years old" (sete anos).

Outras palavras servem de referência para preferências nas trocas de material e do conteúdo que têm armazenado em redes sociais. "Boylovers" significa que o pedófilo prefere meninos; "girlovers", só meninas. Quando há referência a "childlovers" o gosto é por ambos e, no caso de "babyshowers", por recém-nascidos.

Há ainda mais detalhamento nos sites ou arquivos com pornografia infantil, em que os usuários se deparam com subcategorias. Elas são praticamente as mesmas encontradas em páginas com pornografia adulta. Arquivos de uma determinada categoria são consideradas relíquias: fotos de crianças tiradas na década de 60.

Investigação

Além da verificação de denúncias recebidas da sociedade e da Interpol, a PF faz investigação espontânea de sites na internet. Um contato possível da polícia com suspeitos da prática de pedofilia é a troca de mensagens com o objetivo de entender o funcionamento dos esquemas de envio de imagens.

A PF não pode, porém, utilizar as mensagens ou a troca de imagens entre um agente e o suspeito como prova contra o segundo, diz o delegado Felipe Seixas, da divisão de direitos humanos. O delegado diz que a PF está investigando uma quadrilha suspeita de vender, via e-mail, imagens de pedofilia. Fotos e vídeos novos, de acordo com ele, são valiosos. Na Europa, chegam a custar 3.000.

Número de internautas residenciais no Brasil cresce 3,2% em março

O número de internautas residenciais ativos (que acessaram a internet pelo menos uma vez no mês) no Brasil chegou a 22,7 milhões de pessoas em março no Brasil --um aumento de 3,2% em relação a fevereiro, informou a empresa de pesquisa de mercado Ibope/Net Ratings nesta quinta-feira.

A quantidade de pessoas que utilizam a conexão de casa é 40% superior ao número de internautas residenciais ativos registrado em março do ano passado, quando havia 16.257 usuários.

Segundo a Ibope/Net Ratings, apesar do crescimento entre os usuários residenciais, o número total de internautas ".br" considerando todos os ambientes (residência, trabalho, escola, Lan houses, bibliotecas, telecentros, etc) continua em 40 milhões de pessoas.

O número é relativo ao quarto trimestre de 2007, e inclui pessoas com 16 anos de idade ou mais. Também trimestral, o total de pessoas com acesso residencial à internet em março de 2008 continua em 34,1 milhões de pessoas com dois anos ou mais.

Horas

O Brasil continua a ser o país com maior tempo médio mensal de navegação residencial por internauta entre os 10 países monitorados pela Nielsen/Netratings, com 23 horas e 51 minutos em março.

O tempo médio é superior em 1 hora e 27 minutos do que a média registrada em fevereiro deste ano e 2 horas e 56 minutos acima do tempo de março de 2007.

Os dois números (usuários residenciais ativos e tempo médio de uso residencial da internet) são os maiores já registrados pelo Ibope//NetRatings desde setembro de 2000, início das medições no país.

(Fonte: da Folha Online ) - 27/04/2008
Dispositivo de TV paga grava programas em alta definição

A Net Serviços anunciou um dispositivo que permite gravar programas de alta definição da Globosat HD e dos canais digitais das emissoras Globo, Band, MTV e Rede TV!, --o Net HD Max.

Para visualizar em alta definição, é preciso ter um televisor de, no mínimo, 720 linhas. Não será necessário comprar um set-top box de TV digital em separado, já que a operadora retransmitirá o sinal digital das emissoras via cabo.

Com isso, a exibição da imagem não deverá ser afetada por problemas geográficos nem distância da torre de transmissão.

O aparelho armazena até 160 Gbytes (aproximadamente cem horas dependendo da qualidade da gravação, segundo a empresa) e possibilita gravar conteúdo em definição padrão das outras emissoras abertas, afirmou Márcio Carvalho, diretor de produtos e serviços da Net Serviços.

Sem cópia

O recurso permite também parar um programa e continuar a assistir a ele mais tarde, como em um DVD.

O equipamento utiliza tecnologia DRM (do inglês, gerenciamento de direitos digitais), que protege os direitos autorais e não permite copiar o conteúdo para um CD ou disco rígido.

O dispositivo está disponível sob o custo de R$ 799 de taxa de adesão e mensalidade de R$ 19,90 pelo serviço de gravação. O produto só é encontrado na cidade de São Paulo.

"[A existência de mensalidade pelos canais em HD] dependerá de a publicidade sustentar ou não os custos adicionais", diz Carvalho. As condições serão definidas em 2009.

Outros serviços

A TVA anunciou para junho um aparelho que vai ter conteúdo de alta definição do canal HBO, mas sem capacidade de gravação em HD; esse recurso deve chegar até o final do ano, segundo a empresa.

A SKY, que oferece TV por assinatura via satélite, disse que o recurso para gravar em alta definição estará disponível no início de 2009.

Comércio eletrônico dobra com venda on-line de ingressos

As vendas de ingressos pela internet cresceram mais do que o dobro do comércio eletrônico como um todo entre 2006 e 2007. Enquanto o volume geral de pedidos on-line teve acréscimo de 37,84%, os negócios no segmento de ingressos para cinemas, teatros, shows e jogos de futebol saltaram 78% no mesmo período, segundo dados da consultoria e-bit, levantados a pedido da Folha.

No ano passado, o número de ingressos vendidos on-line chegou a 108 mil, contra 61 mil em 2006. O desempenho foi melhor que o verificado entre 2005 e 2006, quando as vendas saltaram 72% --de 35 mil para 61 mil.

O setor de ingressos ainda representa menos de 1% do comércio eletrônico no país --em 2007, a e-bit registrou 20,4 milhões de pedidos de compra--, mas, com ritmo de crescimento superior a 70% ao ano, já começa a ser visto como uma das estrelas desse mercado, ao lado dos produtos eletrônicos e de informática.

"Esse segmento começa a ganhar importância à medida que as pessoas percebem a praticidade de comprar o ingresso pela internet", diz Pedro Guasti, diretor da e-bit. Segundo ele, o crescimento deve manter a altas taxas neste ano.

Paralelamente ao aumento das vendas, cresce o valor do tíquete médio das compras de ingressos. Em 2007, o e-bit registrou média de R$ 130, com incremento de 9,24% sobre o ano anterior (R$ 119).

A tendência é que os cinemas detenham a maior parcela das vendas de ingressos on-line, aponta Guasti.

A rede Cinemark, por exemplo, em parceria com a Ingresso.com, oferece o serviço de vendas on-line para a totalidade de suas sessões. Atualmente, as vendas on-line representam cerca de 5% de toda a bilheteria, mas esse percentual deve subir na esteira do acúmulo das vendas anuais, que crescem em torno de 10% desde 2005, conforme informações da empresa. Neste ano, a previsão é que haja incremento de 15%.

Cinemark

Para o presidente da rede Cinemark no Brasil, Marcelo Bertini, a experiência de vendas de ingressos on-line será cada vez maior. "À medida que aumenta a portabilidade da internet, com acesso direto no celular, por exemplo, e as pessoas ficam mais conectadas, a procura por esse serviço aumenta. Há ainda um potencial gigantesco a ser explorado nessa área", afirmou.

Na compra on-line, o consumidor paga uma taxa de conveniência. No caso das sessões do Cinemark, o adicional sobre o preço do ingresso varia de R$ 1,50 a R$ 2,60 e remunera a empresa que realiza o serviço de vendas on-line, diz Bertini. "Você entra no site, tem a opção de escolher a sessão e assim evita filas. É uma conveniência", acrescenta. Para o diretor do Cinemark, ganha o consumidor, ao evitar as filas, e ganha a rede, na medida em que consegue ampliar sua capacidade de atendimento.

Entre as empresas que atuam no mercado, a Ingresso.com, subsidiária do grupo B2W, registrou, no quarto trimestre de 2007, receita bruta de R$ 2,64 milhões, com aumento de 110% em relação ao mesmo período do ano anterior (R$ 1,25 milhão). Em volume, as vendas cresceram 43% na mesma comparação.

Espetáculos

A casa de espetáculos Via Funchal, localizada em São Paulo, começou a oferecer o serviço de vendas pela internet há aproximadamente três anos, diz o diretor Jorge Maluf.

Segundo ele, em alguns shows, até 80% do público já chega à casa com o ingresso comprado pela internet. "Daqui a pouco, ninguém mais irá a um espetáculo sem o ingresso na mão", diz Maluf.

Os ingressos para o Via Funchal comprados on-line, porém, ficam até 18% mais caros, diz o diretor, condição que ainda afasta uma parte do público, especialmente os mais jovens. "Às vezes, a diferença fica mais pesada."

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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.