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Notícias na 25 de março

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Fãs se articulam para ver séries de TV no computador

Sexta-feira é um dia longo para os fãs do seriado "Lost". Isso porque eles passam a noite de quinta esperando a exibição, nos Estados Unidos, do episódio mais recente da trama.

Assim que termina mais uma aventura de Jack, Kate e sua turma, fãs do seriado se desdobram para colocar o arquivo na internet --principalmente por meio de programas de torrent, que centralizam e direcionam as informações de milhares de microcomputadores.

Com base na cooperação, usuários se articulam em sites para fazer downloads e uploads de suas séries preferidas; outros ficam responsáveis pelas legendas no Legendas.TV, por exemplo, apenas uma versão das legendas de "Lost" chega a mais de 50 mil downloads.

Em sites como o www.mininova.org são disponibilizados os arquivos. Em três dias, o torrent mais popular com um episódio da série pode ultrapassar os 300 mil downloads.

"A velocidade de informação é impressionante. O que vai ao ar hoje nos EUA, amanhã já está no meu computador com legenda em português do Brasil com qualidade que nenhuma emissora da TV paga tem", diz Daniel Barcelos, que mantém o blog Série Maníacos.

Para Ale Rocha, editor do Poltrona TV, o crescimento da audiência de séries de TV na internet se deve a uma deficiência dos canais pagos no Brasil. "Eles demoram muito para lançar uma série. Há casos de séries que já chegaram ao país em DVD, mas não foram exibidas ainda pela televisão", afirma.

Outro problema que afasta o telespectador da TV são as legendas. "Tem muito erro de português, erro de sincronização. As legendas feitas por fãs são mais caprichadas."

O aumento no número de domicílios com acesso à conexão banda larga também é apontado como fator que contribui para a prática. "Hoje, com velocidade de 2 Mbps, você consegue baixar um episódio em 40 minutos", diz Rocha.

Para a estudante Gisele Ramos, que escreve no Blog na TV, o principal motivo se deve à facilidade de assistir ao que quiser, quando quiser. "Posso montar minha programação. Como eu trabalho, estudo, tenho filhos e outros compromissos, não consigo me adaptar a um horário fixo para assistir aos meus programas favoritos."

Irreversível

O interesse dos fãs pelos seriados é positivo, na opinião de Paulo Barata, diretor do Universal Channel --o canal pago exibe séries de sucesso, como "Heroes" e "House". "É muito bom que a gente lide com um produto que gera esse tipo de fidelidade, que esteja associado a um conteúdo pelo qual as pessoas façam esse esforço", diz.

O canal mantém quatro blogs. "As mídias se complementam. O fato de as pessoas verem na internet antes ajuda na divulgação. Parte do esforço promocional acontece nesse momento do boca-a-boca digital."

(Fonte: DANIELA ARRAIS da Folha de S.Paulo ) - 26/05/2008
Internet móvel ultrapassará web convencional, diz Google

O número de usuários que acessam a internet via dispositivos móveis vai ultrapassar os que acessam de forma convencional, como em casa ou em LAN houses. É o que afirma o diretor de desenvolvimento de negócios do Google Brasil, Leonardo Tristão, baseado em pesquisas da empresa de internet.

Tristão participou ontem (13) da 7ª edição do Tela Viva Móvel, evento que reúne as principais empresas de serviços e entretenimento móvel. Durante o encontro, representantes de empresas como Google, Yahoo!, Claro e Nokia apresentaram sua visão a respeito da mobilidade na era do iPhone.

Para o diretor do Google, o telefone da Apple é justamente um dos responsáveis pela expansão do acesso à internet via celular. "O iPhone explodiu o acesso de internet móvel por conta de sua usabilidade", afirma Tristão. Ele não dá uma data para a ultrapassagem da web móvel sobre a convencional.

O prognóstico do Google também é compartilhado por Valter Wolf, da Nokia Siemens Network, empresa resultante da fusão do grupo Siemens e da fabricante Nokia para as atividades de infra-estrutura e serviços de redes de comunicação.

Segundo pesquisa da empresa que deve ser divulgada no próximo mês, apenas 6% dos cerca de 125 milhões de usuários de celulares no Brasil utilizam a internet pelo aparelho. "Quando este número chegar a patamares maiores, como 20%, teremos um universo bastante significativo", afirma Wolf.

Segundo a Ibope/NetRatings, o total de internautas ".br" que acessam de pontos fixos é de 40 milhões de pessoas.

Wolf estima que a mudança deve ocorrer em cerca de cinco anos, sendo influenciada pela popularização da tecnologia 3G. "Usuários querem ter no celular os mesmos serviços de internet que têm no PC", diz.

(Fonte: THIAGO FARIA da Folha Online ) - 19/05/2008
Clientes podem pedir de volta dinheiro pago pelo conversor de TV digital

Os órgãos de defesa do consumidor afirmam que o cliente pode pedir a devolução do dinheiro pago pelo conversor ou a TV com o aparelho já embutido que não funcionar na sua casa por estar em uma área de sombra de recepção do sinal.

Luiz Moncau, advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), diz que o varejista tem a responsabilidade de, na hora da venda, informar ao consumidor todos os problemas que podem ocorrer, pois ele "não tem obrigação de saber". "O direito à informação está previsto na lei."

No entanto, se o cliente estiver ciente dos empecilhos à recepção e ainda assim comprar o aparelho, o ressarcimento deixa de ser obrigatório. Por isso, a recomendação é que o consumidor só adquira o equipamento se a loja se comprometer a devolver o dinheiro. "Não vale a pena correr o risco."

Maria Inês Dolci, da Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), concorda que o varejista deve dar as informações necessárias, mas ressalta que o fabricante também deve colocá-las no manual do produto.

Mesmo que varejistas e fabricantes não sejam os "culpados" pela falta de recepção do sinal, Eduardo Zuliani, diretor da Fundação Procon-SP, argumenta que o prejuízo não pode ficar com o consumidor "porque o produto é inadequado ao fim a que se destina".

Segundo os grandes varejistas procurados pela reportagem --Grupo Pão de Açúcar, Wal-Mart, Carrefour, Casas Bahia, Ponto Frio e Fnac--, ainda não houve pedidos de ressarcimento.

(Fonte: TATIANA RESENDE da Folha de S.Paulo ) - 19/05/2008
Apreensões e condenações de produtos falsificados crescem no país

Foi divulgado no último dia 25 os números sobre as apreensões e condenações de produtos falsificados no Brasil. Os dados divulgados pela Associação Antipirataria de Cinema e Música demonstram um aumento de quase 170%, em relação ao último trimestre do ano passado.

Nestes três primeiros meses foram apreendidas cerca de 11 milhões de mídias piratas, entre CDs e DVDs, com ou sem conteúdo. A equipe do videocast esteve na rua 25 de março, no centro de São Paulo para saber a opinião dos consumidores sobre o assunto.

Clique para assistir ao video



A região Sul concentra o maior número de apreensões, mais de 7 milhões de mídias, apesar de receber apenas 25,5% das operações contra os piratas. O Sudeste, local de mais da metade das operações antipirataria, responde por 25% das apreensões, pouco menos de 3 milhões de unidades.

Além do comércio de CDs e DVDs ilegais, a indústria também voltou sua atenção para o aumento da pirataria on-line (como o download ilegal de filmes), que acompanha o crescimento da internet no país e de usuários com conexão de banda larga.

O número de notificações aos sites e provedores que abrigam produtos ilegais, nesses primeiros três meses, representou 25% do total do ano passado. Além disso, a quantidade de links ilegais retirados do ar aumentou quase 240% em relação ao total de 2007.

O filme mais pirateado na internet em 2008 foi "O Gângster", com 1.876 links que permitiam o download do longa, seguido pela comédia "A Hora do Rush 3", com 1.035 links, e por "Duro de Matar 4", com 735 endereços para baixar.

(Fonte: da Folha Online ) - 11/05/2008
Ônibus poderá ser monitorado on-line em São Paulo

A partir de segunda-feira, o usuário do transporte público em São Paulo poderá sair de casa sabendo quanto tempo irá esperar no ponto de ônibus.

Dados como tempo, velocidade média, localização e quantidade de ônibus nos nove corredores exclusivos, no expresso Tiradentes e em 19 dos 27 terminais estarão na internet, por um sistema de monitoramento via GPS. As informações também podem ser obtidas pelo 156. O sistema foi anunciado ontem pela prefeitura.

Batizado de Olho Vivo pela Secretaria de Transportes, o sistema permite ainda que os painéis eletrônicos já instalados em quatro corredores e 15 terminais informem o tempo que falta para o ônibus chegar. A SPTrans não informou quando o sistema será estendido a todos os terminais.

Mostradores desse tipo são comuns em cidades como Nova York, nos EUA. Na América Latina, o Transmilênio, utilizado em Bogotá, na Colômbia, também possui os painéis.

O sistema, implementado a um custo de R$ 400 milhões, pode facilitar também o planejamento das linhas da cidade. "Iremos ter o custo exato de cada ônibus, quanto ele rodou e se ele é necessário na linha. Fica mais econômico calcular tarifas e o repasse orçamentário", disse o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes.

Os dados sobre os coletivos serão transmitidos em tempo real por aparelhos de GPS instalados em 85% dos cerca de 15 mil ônibus da cidade a uma central da SPTrans (São Paulo Transporte). Até o fim do ano, o sistema deve ser instalado no restante da frota.

Sistema semelhante implantado em Santos, em 2007, ajudou a resolver problemas como engarrafamentos de ônibus.

"Às vezes, um passageiro ficava esperando um tempão, depois vinham dois, três ônibus da mesma linha", conta o presidente da CET da cidade, Rogério Crantschaninov. "Agora, mandamos uma mensagem para o motorista e o mais vazio passa à frente."

O sistema da capital também permite envio de mensagens instantâneas aos motoristas --o que pode ajudar a evitar problemas como os engarrafamentos no corredor da estrada do M´Boi Mirim. Eles provocaram, em março, um protesto no qual cerca de mil pessoas fecharam a rua por seis horas.

Conforme revelou a Folha em março, a velocidade média nos corredores de ônibus caiu 7% em 2007 com relação ao ano anterior --de 18,3 km/h para 17 km/h, em média. O ideal é entre 25 km/h e 30 km/h.

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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.