Parte dos filmes do Raindance Film Festival, maior festival independente de cinema da Grã-Bretanha, será exibida simultaneamente na internet.
Segundo os organizadores, a iniciativa, pioneira no circuito, pode ser uma nova forma de gerar renda para cineastas independentes.
O festival fez um acordo com o provedor de banda larga Tiscali para que seis filmes da programação fiquem disponÃveis para o público na rede, ao mesmo tempo em que têm sua première nos cinemas londrinos.
Entre os filmes, está o documentário de longa-metragem Flames in the Looking Glass, que acompanha as vidas de três transexuais indianos que têm Aids.
Também estão incluÃdos a produção escocesa The Inheritance e um documentário sobre hip hop na cidade inglesa de Brighton que tem participação do DJ Fatboy Slim, South Coast.
Os seis filmes ficarão disponÃveis para download gratuitamente a partir das 21h no dia em que estrearem.
Também será exibida na internet, durante cinco noites, uma seleção de 15 filmes de curta-metragem de cineastas iniciantes.
O site do festival vai oferecer ainda notÃcias sobre filmes vistos na noite anterior e entrevistas.
Além dos filmes, a programação do festival Raindance inclui eventos paralelos.
Em um deles, cineastas iniciantes ou aspirantes a cineastas tentarão vender suas idéias de roteiros a um grupo de personalidades do cinema, entre eles o produtor Nik Powell, a diretora do fundo de financiamento do Film Council da Grã-Bretanha, Sally Caplan, e o ator Ewan McGregor.
O consumo de vÃdeos online explodiu com a proliferação de conexões de banda larga.
O fundador do festival Raindance, Elliot Grove, disse que a distribuição online oferece a cineastas novas formas de financiar seus filmes.
Segundo Grove, a distribuição online daria a cineastas iniciantes uma oportunidade de encontrar uma audiência sem ter de passar pelo circuito tradicional de Hollywood.
O festival começa no dia 26 de setembro e vai até 7 de outubro.
Usar o telefone celular mais de uma hora por dia pode causar danos à audição, afirmam pesquisadores indianos.
Em um estudo apresentado na conferência anual da Academia Americana de Otorrinolaringologia, em Washington, foram analisadas cem pessoas que usaram seus celulares por mais de uma hora por dia durante quatro anos.
Os pesquisadores observaram que os participantes começaram a confundir sons de alta freqüência, como os de palavras que se iniciam com as letras s, f, t e z. As vogais continuaram a ser entendidas normalmente.
Os danos foram verificados principalmente no ouvido direito, onde a maioria das pessoas costuma usar o telefone.
Os autores do estudo, liderados pelo médico Naresh Panda, afirmam que mais pesquisas serão necessárias para comprovar a ligação entre o celular e os problemas de audição. "Não queremos amedrontar as pessoas. Nosso objetivo agora é continuar as pesquisas para comprovar a extensão do problema", disse Panda.
Os estudiosos, no entanto, afirmam que os usuários devem ficar alertas aos primeiros sintomas de que a audição pode estar sendo afetada, como o aquecimento e entupimento dos ouvidos, além de zumbidos.
Além de spams, de sites farsantes e de downloads maliciosos, é bom o usuário se preocupar com os mensageiros instantâneos, como o Messenger ou o Skype.
Este último, por exemplo, foi vÃtima de um elaborado cavalo-de-tróia na semana passada. Sorte dos brasileiros que, aparentemente, o português não entrou na tramóia pirata. O soft malicioso pode mandar mensagens em, pelo menos, três lÃnguas: letão (falado na Letônia), russo e inglês.
O vÃrus tenta enganar o usuário do Skype --num chat iniciado por um desconhecido ou até por um contato autorizado-- pedindo que ele clique em um link externo que levaria para uma foto com a extensão JPG. Levaria, porque, na verdade, a intenção é abrir uma janela de download de um programa com a extensão SRC, o vÃrus batizado de w32/Ramex. O internauta precisa aceitar o download para ser pego.
Por isso, qualquer que seja o aplicativo da internet usado, verifique se o link anunciado corresponde ao endereço ou ao arquivo acessado --mesmo que a dica venha aparentemente de um amigo.
O blog do Skype avisa que www.f-secure.com, www.kaspersky.com e www.symantec.com já tinham atualizado seus produtos para eliminar o vÃrus.
A www.securityfocus.com adverte que tem aumentado muito o número de vÃrus que abusam dos programas como o Skype e o Messenger para se espalhar. Alguns chegam a checar a configuração do PC do usuário para mandar a isca no idioma do internauta.
O número de usuários de banda larga no Brasil cresceu 8% no segundo trimestre deste ano em relação aos três primeiros meses do ano, com a inclusão de 493 mil novos acessos à base. Ao todo, são 6,54 milhões de assinantes.
Os dados fazem parte do "Barômetro Cisco de Banda Larga", realizado pela IDC Brasil e divulgado nesta quarta-feira. O estudo, publicado a cada três meses, mede a evolução do mercado de banda larga no Brasil.
Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o aumento foi de 35,9%. Nos últimos 12 meses, o paÃs registrou 1,733 milhão de novas conexões.
"O crescimento ocorre devido à competitividade entre as empresas e a queda de preços na oferta dos serviços", explicou Pedro Ripper, presidente da Cisco do Brasil.
Os dados da IDC indicam que o acesso residencial continua sendo o principal mercado de banda larga, com 86,1% das conexões instaladas. O mercado corporativo representa 15,9% dos assinantes, com crescimento de 9% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano.
O acesso via xDSL (linha telefônica) representa 75% do total de conexões de banda larga no paÃs. O cabo tem 21% de participação e apresentou o maior Ãndice de crescimento, de 11,5% em relação ao primeiro trimestre. Segundo o estudo, as soluções sem fio (wireless, em inglês) e satélite ainda funcionam como uma alternativa para localidades sem cobertura de rede de telefonia ou cabo.
Segundo a pesquisa, a adoção da banda larga móvel também é uma tendência. Até junho deste ano, eram 233 mil assinantes de banda larga por meio de telefonia móvel.
A Receita Federal realiza hoje (12) em todo o paÃs uma operação de combate ao contrabando, a Leão Expresso 2º. A operação tem como alvo o comércio ilegal de produtos de origem estrangeira adquiridos pela internet e enviados pelo correio.
Participam desta operação 185 servidores. Eles vão inspecionar as encomendas em 25 cidades. As que tiverem indÃcios de irregularidade serão retidas e os responsáveis chamados a prestar esclarecimentos. De acordo com a assessoria de imprensa da Receita, devem ser apreendidos R$ 1,5 milhão em mercadorias irregulares.
Notebooks, projetores de vÃdeo, videogames, câmeras digitais e outros equipamentos de informática estão entre os itens mais apreendidos neste caso, informa a Receita.