O conhecido publicitário, marchand e colecionador Charles Saatchi organizou um concurso de arte pela internet que terá o grande público como júri.Reprodução
Saatchi é responsável pelo lançamento internacional do grupo de artistas britânicos conhecido como Britart --criou um site ( www.saatchi-gallery.co.uk/showdown ) no qual qualquer pessoa poderá colocar sua "obra de arte".
O ganhador desse concurso internacional, chamado de "Showdown", receberá um prêmio de US$ 1.500 e terá a honra de ver sua obra exposta durante três meses na nova galeria que Saatchi inaugurará no centro de Londres em outubro.
Desde que o site começou a receber as obras de artistas espontâneos, na segunda-feira passada, já reuniu mais de 35 milhões de entradas. Durante os próximos seis meses, milhares de obras serão avaliadas e a cada duas semanas serão escolhidas as doze mais populares entre o público, que competirão depois entre si na final.
"O ´Showdown´ permite aos artistas verem sua obra exposta a uma ampla audiência. É muito difÃcil para muitos deles esse tipo de exposição a uma audiência global, e este concurso dá a milhares deles essa possibilidade", afirma Saatchi, citado nesta sexta-feira pelo jornal "The Times".
O projeto do "Showdown" é uma extensão do "Your Gallery", uma galeria na internet aberta aos artistas de todo o planeta, que podem apresentar ali sua obra junto a detalhes biográficos e dados de contato.
Saatchi busca conseguir no terreno das artes plásticas o alcançado por sites como o MySpace com nomes da música como Lily Allen e Arctic Monkeys, lançados rapidamente ao estrelato.
O Brasil, que em janeiro chegou à marca de 100 milhões de celulares ativos, acumula quase cinco milhões de aparelhos impedidos de funcionar.
De acordo com o Cemi (Cadastro de Estações Móveis Impedidas), serviço mantido pelas operadoras, até dezembro de 2006 havia 3.732.431 celulares de tecnologia CDMA/TDMA sem funcionamento e 977.660 com tecnologia GSM na mesma situação --um total de mais de 4,71 milhões de aparelhos "mudos".
Os impedimentos relacionados com os CDMA têm origens em casos de roubo, furto e perda de celulares. São Paulo detém o maior número de celulares CDMA desabilitados: 1.578.156, seguido do Rio de Janeiro (592.494) e do Rio Grande do Sul (320.449).
Os paulistas também são recordistas no sistema GSM: foram 811.671 celulares inscritos em São Paulo impedidos de funcionar.
Nos números computados pelo Cemi não está incluÃda a clonagem de aparelhos. A Acel (Associação Nacional das Operadoras de Celulares) afirma não dispor de informações sobre clonagem.
Os números do Cemi têm apontado aumento no total de bloqueios nos últimos anos, principalmente em decorrência do crescimento da violência, sobretudo nas grandes cidades.
Do total de 100.717.141 de aparelhos em operação, 80,58% utilizam o sistema pré-pago e 19,42% são pós-pagos.
Segundo estudo, em quatro anos os gastos com vÃdeos baixados pela web chegarão a US$ 4 bilhões, frente aos US$ 111 milhões no ano passado
BOSTON - Os gastos anuais com filmes e séries de televisão baixados pela internet chegarão a US$ 4 bilhões em 2011, frente aos US$ 111 milhões no ano passado, de acordo com estudo divulgado nesta quarta-feira, 21, pela Adams Media Research.
"A internet vai revolucionar a distribuição de vÃdeos", afirmou o presidente da empresa de pesquisas, Tom Adams. O crescimento vai ser alimentado pelo surgimento de equipamentos como a Apple TV, um decodificador de US$ 299 que converte vÃdeos baixados da web em sinais que são exibidos em TVs de alta definição. A Apple já está vendendo esse produto no site e vai iniciar as entregas no final do mês.
A Adams Media Research aposta que os downloads vão crescer gradualmente à medida que os novos equipamentos obtiverem mais aceitação no mercado.
A evolução desse mercado prevista pela pesquisa é de alcançar US$ 472 milhões em 2007, US$ 1,2 bilhão em 2008, US$ 2 bilhões em 2009, US$ 3,1 bilhões em 2010 e US$ 4,1 bilhões em 2011. Nesse perÃodo, a propaganda em sistemas de transmissão de vÃdeos para PCs e TVs deve chegar a US$ 1,7 bilhão.
A marca de roupas esportivas Mizuno desenvolveu uma jaqueta multifuncional: vem com tocador de MP3 de 1 GB e bateria solar e fios de conexão entre o aparelho e a bateria.
DisponÃvel nas versões masculina e feminina, a jaqueta Mizuno Solarun tem bolso externo lateral na região dos braços. A bateria solar vem instalada em um compartimento na parte superior das costas.
O kit chega ao mercado nas seguintes coordenações de cores: marinho/laranja com MP3 laranja e preto/vermelho com MP3 vermelho, na versão masculina; preto/rosa com MP3 rosa e rosa/branco com MP3 branco na versão feminina.
O preço é de R$ 499,00.
Se você tem um vÃdeo preferido do YouTube e gostaria de levá-lo com você no iPod, no palmtop ou em outro portátil, há serviços da internet que fazem a conversão de graça. Um deles é o Vixy ( vixy.net), que nos testes da reportagem teve resultados bons e é muito rápido. Veja passo-a-passo como converter um vÃdeo do acervo do YouTube:
1- Ache o vÃdeo que deseja converter no YouTube e copie a URL (endereço) dele. No nosso exemplo, usamos um vÃdeo feito por um membro da equipe do caderno Informática.
2 - Acesse o site do Vixy e cole no campo amarelo o endereço do vÃdeo do YouTube.
3 - Escolha para qual formato deseja converter o vÃdeo. Há opções para converter para os formatos MP4 (que funciona no iPod, no PSP e em diversos micros de mão) e 3GP (que funciona nos telefones celulares mais modernos), entre outros. Cheque, porém, se seu aparelho especÃfico é compatÃvel com o formato.
4 - Aperte o botão Start. Quando a conversão terminar, aparecerá um link.
5 - Clique com o botão direito e em "Salvar destino como". Escolha um local do seu micro para salvar o arquivo.
Depois de terminado o download, é só transferir o vÃdeo para o portátil, procedimento que é diferente para cada modelo (consulte o manual do seu aparelho ou o suporte técnico).
Lembre-se: use essa ferramenta só para converter seus próprios vÃdeos. Se o vÃdeo for de um amigo, peça autorização antes de fazer a conversão. Além disso, só use o arquivo de vÃdeo gerado pelo Vixy para seu uso pessoal.