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IDC confirma 7 milhões de PCs vendidos em 2006 no Brasil

SÃO PAULO - De acordo com os números oficiais da IDC Brasil, divulgados no estudo Brazil Quarterly PC Tracker, foram vendidos no País 7.046.000 computadores em 2006, entre desktops e notebooks.

Isso representa um crescimento de 28,2% sobre as vendas de 2005. Desde o início de 2006, as expectativas da IDC apontavam para vendas de 7,1 milhões de computadores no mercado brasileiro. O fechamento do último trimestre confirmou o total vendido no ano, batendo com a previsão preliminar da consultoria.

“O nível de acerto é graças a nossa metodologia de pesquisa, que inclui contatos periódicos com os fabricantes para coleta das informações, as quais em seguida são validadas com varejistas, distribuidores e fabricantes de produtos correlatos, como processadores e monitores, entre outros. Este cruzamento de dados nos capacita a enxergar imperfeições e informações distorcidas, o que aumenta o acerto da investigação”, explica Reinaldo Sakis, analista sênior de PCs e Monitores da IDC Brasil.

O estudo identifica que, do total de PCs vendidos no ano passado, 6.506.000 são desktops e 540.000 notebooks. Enquanto as vendas de desktops subiram 24,6%, as de notebooks dispararam com um aumento de 96,4%. Segundo Sakis, este salto importante do portátil em 2006 teve razão, principalmente, pela queda de preços e facilidades no financiamento.

“Foi interessante verificar que o notebook, antes um produto considerado de elite e corporativo, já virou commodity, podendo ser encontrado am qualquer loja de varejo. No ano passado, o notebook foi o escolhido nas compras do segundo micro, seja pela questão de mobilidade como de funcionalidade, espaço, etc”.

Mercado formal

Mesmo com o excelente resultado de 2006, os notebooks ainda ocupam no Brasil uma pequena parcela dentro do universo de PCs. Nos anos anteriores, essa parcela variou entre 3,5% e 4%. Em 2005 subiu para 5%, enquanto o salto das vendas no ano passado aumentou a fatia para 7,7%. A IDC espera que o crescimento de notebooks siga muito forte, alcançando em alguns anos a participação de mercado que têm em países como Chile, cerca de 30%, ou México, 24%.

Já o mercado brasileiro de desktops, curiosamente, ao superar a marca de 6 milhões de equipamentos ficou atrás apenas dos USA e da China, e à frente do Japão, Reino Unido, Rússia, Índia e outros. Em todos esses países a IDC realiza o mesmo acompanhamento trimestral, o que lhe confere conhecimento próprio para a análise comparativa.

O mercado cinza segue uma curva descendente sem volta. Em 2004, o mercado ilegal chegou a 76%, em 2005 caiu para 69% e, no ano passado, baixou para 50,8%. “O aumento de fabricantes locais, a estabilidade da moeda, os incentivos ficais e a facilidade no financiamento são os principais motivos para esta queda. Obviamente, uma ação mais expressiva da polícia federal nas fronteiras inibindo a importação ilegal também teve sua importância”, comenta Sakis.

Não se pode esquecer do varejo, também responsável pelo excelente desempenho das vendas em 2006. A diversidade de marcas disponíveis e as várias formas de financiamento foram fundamentais para a queda de participação do mercado cinza no Brasil.

O otimismo se mantém em 2007, com a IDC Brasil prevendo terminarmos o ano com um total aproximado de 8,5 milhões de PCs comercializados no País. Com o auxílio do PAC, que ampliou o incentivo fiscal de computadores, o mercado deve apresentar crescimento muito significativo nos próximos anos.

A perda de poder do mercado cinza é positiva para o mercado brasileiro de PCs? Opine no blog do Reporteralex.

(Fonte: Estadão) - 18/03/2007
Câmera digital se esconde em colar que registra "emoções" do dono

Colocaram uma filmadora dentro do seu colar. O aparelho chama-se Dew --"orvalho", em inglês. Ele também faz fotos em 5 Mpixel e tem autonomia de registrar os momentos que avaliar serem os mais "emocionantes" de seu dono. O produto foi exibido nesta quinta (15) no primeiro dia da feira de tecnologia Cebit, em Hannover, no norte da Alemanha.

O Dew é composto por uma câmera e um visualizador. A lente fica no colar e o suporte para ver o que foi registrado é um porta-retratos de LCD. A transferência da imagem de um para o outro acontece sem uso de fio.

O usuário pode acionar a máquina apertando sua lateral ou deixá-la fazer o trabalho sozinha. Um "sistema de reconhecimento emocional" decide o que merece ser deixado para a posteridade.

Após reconhecer um padrão de ruídos e de movimentação de quem está o usando, o aparelho fica atento para qualquer mudança de comportamento. Se o dono, por exemplo, gritar, chorar, pular ou mexer sua mão de maneira brusca, o colar tira fotos e registra pequenas cenas de quem está ao redor.

A gargantilha hi-tech, elaborada pela fabricante japonesa de alta tecnologia Nec, ainda não tem data para ser comercializada, tampouco preço.

Brasil é 11º país em número de internautas, diz pesquisa

O Brasil tem quase 15 milhões de pessoas com acesso à internet, contingente que deixa o país como o 11º do mundo em quantidade de usuários da rede, segundo uma pesquisa global divulgada nesta terça-feira pela consultora comScore Networks.

De acordo com a pesquisa, divulgada pela BBC Brasil, os EUA lideram o ranking de países com mais internautas, seguidos pela China e Japão.

A pesquisa registrou um aumento de 16% no número de internautas no Brasil entre janeiro de 2006 e janeiro de 2007. O crescimento global foi de 10%.

A pesquisa estimou em 747 milhões o número de usuários de internet acima de 15 anos em todo o mundo em janeiro de 2007.

O levantamento traz ainda uma relação dos sites mais acessados em todo o mundo em janeiro de 2007. Os sites da Microsoft aparecem em primeiro lugar, com 747 milhões de acessos, seguidos do Google (510 milhões), Yahoo! (468 milhões), Time Warner (262 milhões) e eBay (249 milhões).

(Fonte: da Folha Online) - 10/03/2007
Entenda os dois novos planos de telefonia com o fim dos pulsos

As empresas de telefonia começarão a oferecer dois planos com ligações locais cobradas por minutos, e não mais por pulsos, a partir de março deste mês. Veja como funcionam esses planos e as diferenças da cobrança que é feita hoje:

Novo plano básico por minuto

Esse será implementado entre março e julho de 2007. Não há taxa de completamento de chamada. Três segundos depois que a ligação é atendida começa a contar o tempo da chamada e de cobrança. O tempo mínimo de tarifação é de 30 segundos (mesmo que a ligação seja interrompida antes disso), e na seqüência, a cobrança é feita a cada seis segundos (um décimo de minuto).

O usuário tem direito a uma franquia de 200 minutos (classe residencial) ou 150 minutos (não residencial ou PABX). Em troca, continua obrigado a pagar a assinatura básica mensal. O valor da assinatura não será alterado.

A cobrança por chamada na madrugada, sábado após 14h, domingos e feriados nacionais equivale ao valor de dois minutos e o usuário pode falar por tempo indeterminado.

O valor do minuto equivale a aproximadamente dois terços do valor do pulso (R$ 0,10267 no DF e R$ 0,09557 em SP).

Esse plano será melhor para os usuários que fazem mais chamadas curtas (de até 2 minutos e meio).

O usuário pode pedir para receber a conta detalhada sem pagar taxa adicional.

Plano alternativo obrigatório minuto

A partir do momento em que a ligação é atendida, é cobrada a taxa de completamento de chamada (equivalente a quatro minutos).

No mesmo instante começa a ser medido o consumo em minutos.

O tempo mínimo de tarifação é de 30 segundos (mesmo que a ligação seja interrompida antes disso). Na seqüência, a cobrança passa a ser feita a cada seis segundos.

Nesse plano os usuários têm direito (pagando a assinatura básica) a uma franquia de 400 minutos (residencial) ou 360 minutos (não residencial ou PABX). Em troca, continuam obrigados a pagar uma taxa de assinatura mensal.

Nos horários de tarifa reduzida (durante a madrugada, sábado após 14h, domingos e feriados nacionais), o usuário paga o equivalente a quatro minutos para falar por tempo indeterminado.

O valor do minuto equivale a um quarto do pulso (aproximadamente R$ 0,03862 no DF e R$ 0,03667 em SP).

Esse plano é recomendável para usuários que fazem mais chamadas longas (a partir de três minutos).

O usuário tem direito à conta detalhada.

Sistema de pulsos adotado hoje

Quando a ligação é atendida, três segundos depois é cobrado o primeiro pulso. O segundo pulso incide aleatoriamente, no intervalo de até quatro minutos.

Os pulsos que sucedem são contados a cada quatro minutos.

Nesse plano os usuários têm direito (pagando a assinatura básica) a uma franquia de 100 pulsos (residencial) ou 90 pulsos (não residencial ou PABX)

Nos horários de tarifa reduzida (durante a madrugada, sábado após 14h, domingos e feriados nacionais), o usuário paga apenas um pulso para falar por tempo indeterminado.

Com esse sistema de cobrança, o usuário não tem noção exata do seu consumo, já que o pulso aleatório pode incidir em intervalos de tempo diferentes em cada ligação.

Não há detalhamento das chamadas locais para telefones fixos.

O valor do pulso é de aproximadamente R$ 0,15454 (Distrito Federal). Em São Paulo (Telefônica), é de R$ 0,14672.

(Fonte: da Folha Online) - 10/03/2007
Número de internautas no Brasil cresce 17% em janeiro

Segundo pesquisa do Ibope, País possui 14 milhões de usuários da web
Reuters

SÃO PAULO - O número de pessoas que navegaram pela internet pelo menos uma vez em janeiro no Brasil atingiu 14 milhões, crescimento de 17% sobre igual período de 2005, afirma levantamento divulgado nesta terça-feira, 27.

Na comparação do dezembro, houve, entretanto, uma queda de 2,7% no total de usuários "ativos". Apesar disso, o Brasil continuou a ser o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta, com 21 horas e 20 minutos, 18 minutos menos do que último mês de 2006, informou a empresa de pesquisa de mercado Ibope/NetRatings.

Mas em relação às 18 horas de janeiro do ano passado, há um crescimento de 18,5% no tempo de navegação por internauta no Brasil.

Entre os dez países analisados pela companhia, os que mais se aproximaram do Brasil no tempo médio uso de internet foram França, com 20h55; Estados Unidos, com 19h30; Alemanha, com 18h56min; Japão, com 18h31; e Reino Unido, com 18h29.

O número total de pessoas com acesso à web em casa no País permaneceu em 22,1 milhões, 10,7% acima do registrado em janeiro de 2006.

A categoria de site em destaque de ganho de audiência foi a de páginas ligadas ao setor automotivo, apresentando evolução de 6% sobre dezembro, com quase 2,2 milhões de visitantes únicos.

"O interesse por automóveis na internet cresce a cada dia. O alcance da categoria em janeiro de 2006 era 13,4% e no mesmo período de 2007 atingiu 15,4%", disse o coordenador do núcleo de análises Ibope Inteligência, Alexandre Magalhães. "A melhoria das condições financeiras da população, aumento dos prazos de financiamento, décimo terceiro no final do ano, tudo isso junto parece favorecer esse mercado online", acrescentou.

Segundo o analista, 12 das 15 categorias que a empresa acompanha no País cresceram mais do que os 17% da web. "O que indica que há cada vez mais um interesse muito diversificado por parte dos brasileiros na internet. Essa diversificação é fruto direto da melhoria das conexões usadas no País, com mais pessoas optando por uma conexão de banda larga a cada dia", disse Magalhães em nota distribuída à imprensa.

(Fonte: Estadão) - 04/03/2007
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.