Portais da Cidade

Notícias na 25 de março

Listando: 571 à 575 de 1513
Por que o celular esquenta demais? Saiba como evitar

Você está perdido em algum lugar. Pega o smartphone e aciona o GPS para se localizar no mapa. Mas na metade do caminho é obrigado a largar o telefone de repente. Não é possível usá-lo: está muito quente!



Seu smartphone solta fumaça? Isso pode ocorrer por vários motivos.

Foto: Thinkstock

"A temperatura do iPhone deve diminuir antes que possa usá-lo", diz a mensagem na tela.

Já passou por isso? A BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC, conta o que fazer nessa hora.



O uso do GPS no carro por longas distâncias pode gerar efeito de aquecimento.

Foto: Thinkstock

E o que aconteceu? O telefone estragou?

Não, não estragou. Ainda que de vez em quando circulem imagens pelas redes sociais de telefones queimados por superaquecimento, como o caso recente de um Samsung Galaxy S4 de um usuário da Arábia Saudita com a parte inferior deformada por calor.

Essa é uma consequência extrema do aquecimento de um celular. Pode haver outras, como a redução da vida útil da bateria.

O objetivo do aviso na tela é exatamente evitar um superaquecimento, e ocorre por força de um mecanismo de segurança que protege os componentes do aparelho.

Se essa mensagem aparecer, você deve desligar o dispositivo, levá-lo a um ambiente mais frio e deixar que a temperatura baixe antes de voltar a usá-lo.

A temperatura recomendada por especialistas para um smartphone fica entre 0 e 35º C.



Não é recomendável deixar o smartphone por muito tempo em locais pouco ventilados.

Foto: Thinkstock

Por que o aparelho esquenta demais?
Talvez tenha sido afetado por uma onda de calor de mais de 40º C.

E expor o aparelho à luz solar por longos períodos também influencia no aquecimento. Deixar o celular no carro durante muito tempo traria as mesmas consequências.

O aquecimento, contudo, nem sempre se deve à temperatura ambiente.

O uso de carregadores de bateria que proporcionam mais corrente elétrica do que o necessário pode causar o mesmo efeito. Assim como a utilização de GPS, já que quanto mais o celular trabalha mais ele esquenta, ao transformar em energia térmica as operações matemáticas que efetua.

Ao usar o GPS, o aparelho deve usar o sensor durante 100% do tempo, com a tela acesa e conectado à internet.

Da mesma maneira, o uso intensivo de jogos de alta qualidade gráfica ou muito pesados para a memória RAM e para as características do seu celular também podem levar ao aquecimento excessivo do aparelho.



A temperatura muito baixa também é prejudicial para o celular.

Foto: Thinkstock

Como evitar o problema então?
No último dos casos acima, vale a pena avaliar as condições do hardware do celular antes de baixar um jogo com tais características.

Também é importante verificar se está executando aplicativos ou programas sem que tenha conhecimento. E se perceber um aumento rápido da temperatura, desligue funções como Bluetooth e conexão wifi. Você evitará assim uma sobrecarga de processos.

Reduzir o brilho da tela também é recomendável ao rodar jogos ou filmes por muito tempo.

E, sobretudo, é importante não deixar o smartphone em locais com pouca ventilação, como debaixo de uma almofada, principalmente se estiver carregando a bateria ou baixando algum aplicativo.

Controlar a temperatura com aplicativos
Há no mercado várias aplicações para smartphones que, uma vez instaladas, escaneiam todo o dispositivo para determinar sua temperatura em cada momento.

Um dos mais populares para iOS é o iStat 2, um app que monitora toda a atividade de um iPhone.

Além da temperatura, mostra a quantidade de dados consumida e a velocidade restante.

Outra opção para dispositivos Apple é o sistema Status Lite, que reconhece e pode apagar os aplicativos que geram maior carga de energia.

E se você possui smartphone com sistema Android, pode optar pelo app gratuito Cooler Master. O programa escaneia o aparelho para determinar a temperatura no momento, identifica os serviços que geram superaquecimento e os apaga.

Também há outras opções no mercado para telefones com Android, o sistema operacional do Google. Entre os mais interessantes estão Phone Overheat Alert, TempMonitor e Cpu Gauge.

Com esses recursos não será preciso esperar o celular chegar ao ponto crítico de aquecimento.

(Fonte: BBC BRASIL.com) - 16/08/2015
Três novidades e uma crítica ao novo Windows 10

A Microsoft lançou nesta quarta-feira o Windows 10, novo sistema operacional que estará disponível como atualização gratuita para usuários dos antecessores Windows 7, 8 e 8.1.

O lançamento é ambicioso: a Microsoft, que ocupa 90% do mercado com o Windows, quer alcançar um bilhão de usuários em computadores até 2017. Nos próximos meses, virá ao mundo o Mac OS X El Capitan, nova aposta da Apple, segunda colocada no segmento.

Os primeiros a receber a nova versão serão os usuários dos Windows 7, 8 e 8.1 que já tenham feito a reserva da atualização, oferecida nos últimos meses na área de notificações do sistema.

O Windows 10, porém, não estará imediatamente disponível para todo mundo. Segundo a Microsoft, os usuários serão avisados em "ondas", a partir desta quarta, sobre quando poderão fazer a instalação.

Isso deve ocorrer logo em algumas máquinas, mas em outras pode demorar "semanas ou meses", segundo a própria empresa diz em seu site.

Para quem não tem direito à atualização gratuita, o Windows 10 estará à venda nas versões Home (R$ 329,99) e PRO (R$ 559,99).

O sistema também terá versões para tablets, smartphones e Xbox One, entre outros. A Microsoft promete ainda um funcionamento sem problemas, por meio de um app, na integração com aparelhos que rodam Android, iOs e Windows Phone.

O fim do Internet Explorer
Uma de suas novidades mais importantes é o Microsoft Edge, um novo navegador que permite escrever notas diretamente sobre páginas da internet e compartilhá-las ou salvar suas leituras favoritas, entre outras opções.

"Tínhamos que fazer mais do que produzir uma nova versão do navegador. Precisávamos de uma nova forma de fazer as coisas", disse Charles Morris, gerente de programas da companhia.

O novo navegador permite fazer buscas na barra de endereços, sem a necessidade de ir ao buscador ou uma barra de pesquisa, como já faz o Google Chrome.

Também incorporou um "hub", local em que os dados de navegação são armazenados. Com um clique, é possível acessar favoritos, lista de leituras, histórico e downloads em andamento.



O Microsoft Edge, navegador que substitui o longevo Internet Explorer, permite fazer anotações diretamente em páginas da web e compartilhá-las

Foto: Microsoft

Em suas críticas, especialistas que testaram o Windows 10 têm elogiado o Edge: seria funcional, simples e mais rápido que o Explorer. Alguns, porém, destacaram que ele não oferece tanto quando comparado, por exemplo, ao Google Chrome.

"Certamente irá melhorar com o tempo. Mas os fãs do Chrome sempre faziam uma piada dizendo que o Explorer era o navegador para fazer o download do Chrome. O Edge parece ser mais do mesmo", escreveu Mark Hachman, editor da revista PCWorld.

Para quem quiser continuar usando o Explorer, a Microsoft vai mantê-lo funcionando e corrigir eventuais problemas de segurança.

Assistente pessoal
Uma das características mais interessantes do novo Windows é que ele permitirá aos usuários conversar com seu computador.

O programa tem uma assistente pessoal, chamada Cortana – semelhante à Siri, da Apple –, que pode ser acionada por voz e executar algumas tarefas.

Ela pode ativar lembretes, alarmes, identificar uma música, gravar notas, iniciar aplicativos, dar informações sobre o clima e o time de coração etc.

Não espere, porém, que a Cortana responda diretamente às suas perguntas: o que ela fará é acessar um buscador e entregar os resultados de uma busca na internet.

A assistente também poderá funcionar em outros sistemas operacionais, como o Android e o da Apple.

A volta do menu iniciar
O Windows trouxe de volta o menu iniciar que, em nova roupagem, se divide em duas partes.

A esquerda traz ícones com os programas mais usados, como ocorre no Windows 7, um atalho para a lista com todos os outros recursos do computador e os botões de desligar e suspender, entre outros.

Na direita estarão os ícones de apps em estilo de caixinhas, introduzidos com o Windows 8.

Segundo o site especializado TechAdvisor, essas caixas podem virar atalhos para funções específicas dos aplicativos.

Windows 10, novo sistema operacional lançado pela Microsoft, traz de volta o menu iniciar, que havia sido abandonado na versão anterior, o Windows 8



Foto: Microsoft

É possível, por exemplo, fixar um trajeto diário no aplicativo de mapas e acessá-lo diretamente ao clicar em uma caixinha.

O novo menu iniciar é personalizável: dá para mudar o tamanho, reorganizar as caixas e criar grupos delas. Há ainda, para quem quiser, a opção de usar a tela de início do Windows 8.

A tela completa do menu iniciar foi pensada para tablets, mas também é possível usar em um PC ou laptop.

Atualizações obrigatórias
É provável que uma das novas características do Windows 10 não seja muito bem recebida entre os usuários: as atualizações automáticas.

Segundo o diário britânico "The Guardian", há um sistema automático de atualizações que não é possível desativar, algo que não ocorreu com nenhuma das versões anteriores.



O usuários que fizeram reserva da atualização para o Windows 10 receberão uma notificação avisando quando a instalação estiver disponível

Foto: Microsoft

Essas atualizações automáticas ajudarão a proteger a segurança dos usuários. Muitos, porém, não vão recebê-las bem, principalmente aqueles que não usam sempre seus computadores e não querem, ao fazê-lo, se depararem com uma tela que não podem fechar.

(Fonte: BBC BRASIL.com) - 16/08/2015
Microsoft lança Windows 10 com foco nos dispositivos móveis

A Microsoft lançou nesta quarta-feira o Windows 10, a mais recente atualização de seu sistema operacional e com a qual quer manter sua relevância no mundo dos dispositivos móveis, dominado por Apple e Google.

A empresa com sede em Seattle, nos Estados Unidos, ofereceu a atualização de forma gratuita com o objetivo de conseguir 1 bilhão de usuários nos próximos dois anos.

A Microsoft calcula que cerca de 1,5 bilhão de pessoas utilizem alguma versão do Windows e, ao invés de cobrar pela nova versão, como costumava ser, optou pela atualização gratuita, seguindo a mesma estratégia de Apple e Google.

"Este é o nosso melhor Windows e estamos oferecendo a atualização de graça com o objetivo de conseguir 1 bilhão de usuários nos próximos dois anos", disse à Agência Efe Will Dixon, diretor de marketing do Windows.

"Nós acreditamos que estaremos em uma posição muito boa como companhia se alcançarmos a meta de conseguir esses 1 bilhão de usuários", afirmou Dixon.

O acesso a um grande número de usuários também ajudaria a empresa de Seattle a convencer os desenvolvedores de que vale a pena trabalhar em aplicativos úteis e divertidos para o sistema operacional da Microsoft.

O Windows 10 será lançado primeiro para computadores e tablets, mas o sistema também foi desenvolvido para funcionar em smartphones e consoles de videogame.

Entre suas novas funções está o navegador Edge, assim como a versão para computadores do aplicativo Cortana, um assistente de voz equivalente ao Google Now! e ao Siri, da Apple.

Dixon ressaltou que Cortana não só pode responder a perguntas do usuário e abrir aplicativos, mas também "tem senso de humor" e é capaz de fazer brincadeiras.

"Tem sua personalidade, e você pode pedir para ela lhe contar uma piada", afirmou o executivo da Microsoft.

Apesar das mudanças que serão introduzidas com o Windows 10, Dixon insistiu que a nova versão do sistema operacional continuará bastante "familiar" para os usuários.

A nova versão traz de volta o "Menu Iniciar", através do qual os usuários poderão ter acesso aos aplicativos, programas e funções que mais utilizam e que tinha desaparecido na última atualização, o impopular Windows 8.

O Windows 10 também oferece a opção de reorganizar e mudar o tamanho dos ícones.

Além disso, o novo sistema operacional oferece aos usuários a opção de acessar seus dispositivos através do reconhecimento facial, da íris e da impressão digital, o que evita o uso de senhas.

A primeira atualização gratuita do sistema da Microsoft estará disponível durante o próximo ano para todos os usuários que têm as versões Windows 7 e Windows 8, mas não para as versões Entreprise, que são utilizadas pelas grandes empresas.


A primeira atualização gratuita do sistema recebeu críticas majoritariamente positivas por sua facilidade de uso, mas a aposta pelo modelo gratuito gerou preocupações sobre as receitas futuras da Microsoft.

A companhia disse em abril que espera arrecadar cerca de US$ 15 bilhões este ano com a venda do novo Windows.

A Microsoft cobra tarifas dos fabricantes de computadores que instalam o Windows em seus novos dispositivos e também obtém receitas pela venda de seu software a grandes empresas e organizações.

Segundo os dados divulgados em abril, o dinheiro arrecadado com a venda do Windows aos consumidores costuma ser cerca de um terço do faturamento total da empresa, o que representa entre US$ 4 e 5 bilhões, ou entre 4% e 5% da receita total da empresa no exercício que terminou no dia 30 de junho.

(Fonte: EFE) - 02/08/2015
Sem saber, americana joga fora computador da Apple de US$ 200 mil

Uma empresa de reciclagem do Vale do Silício procurava, nesta segunda-feira, uma mulher que se desfez de um dos primeiros computadores da Apple, sem saber que se tratava de uma peça de valor.

A máquina foi adquirida por um colecionador por US$ 200 mil.

A mulher não deixou seu nome, nem pediu recibo em abril passado, quando deixou na Clean Bay Area uma caixa de papelão com os objetos que não queria mais, noticiou a imprensa americana.

Segundo funcionários da empresa de reciclagem, a mulher disse querer se desfazer das peças, após a morte do marido.

O conteúdo da caixa foi avaliado algumas semanas depois e, então, descobriu-se o pequeno tesouro: um Apple I, modelo da primeira geração de computadores fabricados por Steve Wozniak, quando trabalhava para a Apple com seu cofundador, Steve Jobs, em uma garagem, em 1976.

Só foram fabricadas umas 200 unidades do Apple I, que se transformaram em objetos de desejo para os apaixonados pela história da Informática.

A empresa de reciclagem explicou que espera encontrar a misteriosa doadora, em respeito à política da companhia de dividir com os ex-donos metade da receita obtida com a revenda dos objetos.

(Fonte: AFP) - 02/08/2015
Irmãos nigerianos criam browser leve para conexões lentas

Os irmãos nigerianos Osine e Anesi Ikhianosime, de 14 e 15 anos, desenvolveram um browser para Android.

Inspirado pelo Google Chrome, o navegador foi batizado de Crocodile Browser Lite.

Ele foi descrito como funcional e rápido, próprio para ser usado em telefones e em conexões lentas.

"Ele aumenta a velocidade da sua navegação por causa de uma programação especial que usamos", explica Anesi.

(Fonte: BBC BRASIL.com) - 20/07/2015
Listando: 575 de 1513

Anuncie

Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.