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Notícias na 25 de março

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Internet rivaliza com TV como fonte de lazer, afirma pesquisa

Europeus, americanos e japoneses dedicam quase o mesmo tempo para navegar na internet e para ver televisão, indica uma pesquisa patrocinada pela IBM.

Cerca de 60% dos perguntados afirmaram navegar de uma a quatro horas diárias na Internet, contra 66% que disseram passar tempo semelhante em frente à TV.

Já 19% disseram se dedicar mais de seis horas diárias à web, enquanto apenas 9% reconheceram que vêem televisão durante o mesmo número de horas.

O estudo da IBM revelou também que a forma como os conteúdos de televisão são vistos está mudando, pois 81% dos entrevistados disseram ter visto alguma vez um filme em seu computador pessoal.

Saul Berman, responsável pela divisão de estratégia de entretenimento e mídia da IBM, disse que, como a telefonia celular está substituindo a fixa, "a televisão a cabo e satélite corre o perigo de ser substituída como a via principal de acesso a conteúdos".

O estudo acrescenta ainda que a audiência da internet está cada vez mais hábil na hora de filtrar mensagens publicitárias.

"Visto o crescente poder de indivíduos e comunidades, os meios de comunicação terão de melhorar sua capacidade de fornecer conteúdos publicitários", disse Bill Battino, diretor da IBM Global Business Services.

A pesquisa foi realizada entre cidadãos dos EUA, Reino Unido, Japão, Austrália e Alemanha, incluindo uma série de entrevistas em vídeo que a IBM colocou no portal YouTube.

Mulheres ampliam compras na internet, mas gastam 24% menos que homens

As mulheres estão aderindo ao comércio eletrônico e já respondem por quase metade dos pedidos efetuados na rede. Por outro lado, elas ainda gastam menos que os homens quando vão às compras na internet, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela e-bit, empresa que acompanha o comércio eletrônico nacional.

O ticket médio (valor médio por compra) das mulheres é 24% menor que o dos homens. Elas gastam em média R$ 251 contra R$ 331 do consumo masculino.

Segundo Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, a diferença se dá porque a compra feita por homens tem maior valor agregado. Enquanto os homens respondem por 75% da compra produtos de informática, por exemplo, as mulheres atendem por 25%. E se as mulheres são responsáveis por 63% dos pedidos de saúde e beleza, os homens, 37%.

As mulheres gastam, em média, R$ 210 em compras de produtos de baixo valor agregado. Enquanto o ticket médio dos homens em produtos de alto valor agregado é de cerca de R$ 556.

Em seis meses, o público feminino aumentou sua participação em cerca de dois pontos percentuais, de 43% no final de 2006 para 45% em julho deste ano.

"Um indicador do aumento da participação da mulher no comércio eletrônico, mas em produtos de baixo valor agregado é que, hoje, elas respondem pela maioria dos pedidos de livros", disse Guasti. Segundo ele, a categoria livros e revistas ocupa o primeiro lugar entre os produtos mais vendidos pela internet.

A presença feminina na rede já alterou o perfil do comércio eletrônico brasileiro, segundo o estudo: os produtos relacionados à vaidade feminina ganham espaço frente a livros, CDs e DVDs, eletrônicos, áudio e vídeo, líderes no ranking dos mais vendidos na rede.

Mas as influências ainda não acabaram, afirmou Guasti. "A maior presença da mulher nas compras virtuais devem aumentar as ofertas de relógios, jóias, eletrodomésticos e vestuário nas ´vitrines virtuais´ dos sites", disse ele.

Ainda quanto aos hábitos de consumo, o estudo aponta que a internet é um instrumento importante na busca de informações sobre pacotes turísticos, mas não na efetivação da compra. A agência de viagem ainda é o meio preferido de 75% dos votos --62% dos entrevistas, porém, disseram buscar informações na rede para a escolha do pacote turístico.

Natal

Segundo estimativas da e-bit, as compras de Natal deste ano devem alcançar faturamento de R$ 1 bilhão --45% maior em relação à mesma data promocional em 2006. A expectativa é de ticket médio de R$ 300, com destaque para eletrônicos, itens de informática e telefonia celular, em detrimento de produtos mais baratos como CD, DVD e vídeo.

Para o ano, a e-bit projeta vendas 45% maiores no comércio eletrônico, com faturamento de R$ 6,4 bilhões, contra R$ 4,4 bilhões em 2006, e 9,5 milhões de pessoas com pelo menos uma compra na internet.

Primeiro semestre

No primeiro semestre deste ano, as vendas pela internet totalizaram R$ 2,6 bilhões, um salto de 49% sobre o mesmo período de 2006, segundo a e-bit,. O levantamento não inclui as vendas de passagens aéreas, automóveis e sites de leilão.

O resultado é um reflexo do maior volume de vendas, com expansão de 45%, impulsionado pelos novos consumidores. No final do ano passado, 7 milhões de pessoas já tinham feito pelo menos uma compra pela internet, ante 8 milhões no encerramento do primeiro semestre deste ano.

(Fonte: DEISE DE OLIVEIRA da Folha Online ) - 20/08/2007
Internauta brasileiro passa quase um dia na rede por mês

O internauta brasileiro quebrou o recorde de tempo de navegação. Em julho, passou em média 23 horas e 30 minutos na rede, segundo relatório do Ibope/NetRatings divulgado nesta sexta-feira.

A marca é uma hora e três minutos maior do que a de junho. São considerados nesta pesquisa apenas os usuários ativos domiciliares, ou seja, pessoas que acessam a rede ao menos uma vez por mês de casa.

O Brasil se mantém com maior tempo médio de navegação residencial do planeta. Completam a lista dos cinco países com maior tempo de navegação os Estados Unidos (19 horas e 52 minutos), Japão (18 horas e 41 minutos), Alemanha (18 horas 7 minutos) e Austrália (17 horas 51 minutos).

Esse é o maior tempo médio por internauta residencial já reportado pela pesquisa desde o início das suas operações, em 1998.

(Fonte: da Folha Online ) - 20/08/2007
Simulador ajuda a escolher tipo de cobrança para telefone fixo

O jogo mudou de regras e, agora, os consumidores terão de se adaptar às novas formas de cobrança estabelecidas para a telefonia fixa.

No fim de julho, as empresas de telefonia concluíram a migração para a nova forma de tarifação, que, em vez de ser baseada em pulsos, passa a ser estabelecida de acordo com os minutos dispendidos em cada uma das ligações.

O sistema já é válido na cobrança das ligações interurbanas e internacionais originadas em fixos e as que são feitas para celulares.

Aos consumidores, cabe optar entre dois tipos de plano, básico ou alternativo, apelidado de Pasoo (Plano Alternativo de Oferta Obrigatória).

Quem não optou por nenhum deles foi automaticamente incluído no plano básico, mas o consumidor pode alterar isso a qualquer momento. O mesmo vale para quem selecionou um dos planos, mas deseja mudar de opção.

Diferenças

Enquanto o modelo básico é indicado para quem faz chamadas curtas, de até três minutos, e não costuma ultrapassar cem pulsos na franquia mensal, o Pasoo é voltado para atender os consumidores que realizam ligações mais longas, quem telefona nos finais de semana e de madrugada e também usuários de internet discada.

Ele oferece 400 minutos de franquia, contra os 200 que estão inclusos na assinatura do plano básico.

Apenas 5% dos 4,62 milhões de clientes da Telefônica, no Estado de São Paulo, optaram pelo Pasoo. A empresa, que concluiu a transição no último dia 29, colocou em seu site um simulador para ajudar seus clientes na escolha da opção mais adequada para seu perfil.

Para utilizá-lo, visite www.telefonica.com.br e entre no canal de resolução de dúvidas sobre a migração telefônica. Clique em Calculadora e informe se é cliente residencial, qual a área de concessão a que pertence a sua linha (informação publicada no cabeçalho da conta telefônica) e a quantidade de ligações feitas nos horários descritos (normal e reduzido).

Simulador

Segundo demonstrou o simulador, um cliente residencial que faça em um mês 20 chamadas de dez minutos de duração em horário normal pagará, ao final do mês, R$ 37, 98 em qualquer um dos planos.

Porém, se for realizado o dobro de chamadas, 40 ligações mensais de dez minutos, o Pasoo já se mostra mais vantajoso, resultando em uma conta de R$ 43,85 contra R$ 57,09 que seriam cobrados pelo plano básico.

No site da Anatel, é possível obter mais informações sobre a mudança. Em www.anatel.gov.br, o internauta encontrará uma cartilha em formato PDF contendo explicações didáticas sobre a mudança.

A agência explica ainda que os usuários que desejarem receber uma conta detalhada devem solicitá-la gratuitamente à operadora. O documento, que traz os números chamados, data, horário e custos das ligações realizadas, também deve contribuir para uma escolha acertada entre os planos disponíveis.

Mais informações

Clientes da Telefônica e de outras operadoras, como a Telemar e a Brasil Telecom, também podem recorrer a um outro serviço de tira-dúvidas disponível na internet.

O site www.br.inter.net promete ajudar os consumidores a verificarem as diferenças entre os planos e fazerem a melhor opção.

No endereço, basta escolher uma das operadoras para ser informado sobre o preço do plano básico e do Pasoo e sobre os custos que teriam ligações de um minuto, de três minutos ou de uma hora sob cada um dos planos.

(Fonte: MARIANA BARROS da Folha de S.Paulo ) - 14/08/2007
Dia dos Pais deve movimentar até R$ 300 milhões nas lojas virtuais

O principal período de vendas do varejo eletrônico para o Dia dos Pais, que começou no último dia 30 de julho a vai até 11 de agosto, deve superar o faturamento de 2006 em quase 40%, atingindo cerca de R$ 300 milhões. No ano passado foram R$ 215 milhões.

No ranking dos produtos mais vendidos, a liderança é mantida por livros, revistas e jornais, com 17%. Na seqüência estão os eletroeletrônicos (como televisores, MP3 players e câmeras digitais), com 15% e títulos de CD e DVD, também com 15%.

Um dos principais motivos apontados pelo diretor-geral da e-bit, Pedro Guasti, para essa expectativa de crescimento no período, é o aumento da freqüência de compras por parte de usuários "mais experientes" aliados aos novos e-consumidores.

"Na medida em que os e-consumidores "mais experientes" adquirem mais segurança no canal, a tendência é que realizem uma maior quantidade de pedidos em um menor espaço de tempo", afirmou.

Além disso, outro fator que pode também ser apontado para uma expectativa de crescimento no comércio eletrônico é o aumento da massa salarial, que estimula o consumo das famílias brasileiras. O crescimento do varejo físico também influencia diretamente no e-commerce.

"Com o incremento da massa salarial e políticas de pagamentos facilitados pelas lojas virtuais, o consumidor está mais disposto a gastar", diz Guasti.

O valor médio deve ficar em R$ 300, aumento de aproximadamente 4% em relação a 2006 (R$ 293).

(Fonte: da Folha Online ) - 14/08/2007
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.