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Notícias na 25 de março

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Tempo do brasileiro na internet atinge maior marca desde 2000

O tempo de navegação dos internautas brasileiros aumentou 3,9% na comparação de abril com março deste ano. Os usuários ativos de internet no país navegaram 49 minutos a mais em relação ao mês anterior, anunciou nesta terça-feira o Ibope/NetRatings, que mede o mercado brasileiro de internet.

São considerados usuários ativos as pessoas que acessam a rede ao menos uma vez por mês de casa. O internauta brasileiro passou, em média, 21 horas e 44 minutos on-line no último mês, maior marca desde setembro de 2000.

"A influência de melhores conexões e conteúdos mais atrativos e que demandam mais tempo do usuário ajudam a explicar esse novo recorde", comenta Alexandre Sanches Magalhães, coordenador de análise do Ibope.

O número de pessoas com acesso à internet manteve-se em 25 milhões de brasileiros, enquanto o número de brasileiros com acesso à web em qualquer ambiente --casa, trabalho, escolas, universidades etc-- subiu 0,8%, passando de 32,9 milhões para 33,15 milhões.

Segundo a metodologia do Ibope, o internauta brasileiro é o que passa mais tempo na rede. Estados Unidos, com tempo médio por internauta residencial de 18 horas e 49 minutos, França, com 18 horas 32 minutos, Espanha, com 18 horas 30 minutos, Japão, com 17 horas 39 minutos e Austrália, com 17 horas 38 minutos por pessoa foram os países que mais se aproximaram do Brasil.

(Fonte: da Folha Online ) - 27/05/2007
Cuidados com o notebook

Medidas preventivas incluem cuidados com o teclado e com o HD

Para manter o notebook funcionando da melhor forma possível, mesmo utilizando o aparelho com muita freqüência, é preciso tomar alguns cuidados.

Além do transporte, existem precauções básicas no dia-a-dia que podem evitar dores de cabeça desnecessárias. As medidas preventivas incluem cuidados com o teclado, com o HD e muita, muita atenção com a tela.

A tela é a maior e mais cara peça do notebook. Além disso, não é possível fazer manutenção de somente uma parte dela. Rachaduras e riscos em uma parte da tela exigem a substituição da mesma, por tratar-se de uma peça inteira. Por isso, todo o cuidado é pouco. Não é recomendado guardar objetos junto com o equipamento, tais como celulares e baterias. Muito menos dentro do próprio notebook, o que ocorre muitas vezes por descuido ou puro esquecimento de canetas, lápis, papéis e clips.

O teclado é outra parte sensível do laptop. É importante não beber ou comer enquanto estiver com ele aberto. E, sempre que possível, utilizar um pincel ou escova para remover partículas. Se, por um acidente, for derrubado líquido no aparelho, é importante desligar o aparelho e retirá-lo da tomada. A máquina não pode ser religada até que esteja totalmente seca, para evitar danos como um curto-circuito, por exemplo.

Danos no disco rígido também são muito freqüentes em caso de descuido. Esse componente é muito sensível, e qualquer movimento brusco, como uma batida na mesa ou queda, pode danificar o HD. Muitas vezes, as informações podem ser irrecuperáveis. Para evitar estragos, o usuário deve utilizar uma mochila ou maleta especial para o transporte do notebook. O aparelho deve ser transportado desligado, ou em modo de suspensão. Outra recomendação importante é garantir o backup dos seus dados. Alguns notebooks apresentam proteção especial, com chips internos que conseguem detectar movimentos e proteger o disco antes de uma queda, por exemplo.

A bateria, por ser um componente com vida útil, também merece cuidados especiais. Se o usuário deixar de ligar o notebook por alguns dias ou até meses, é recomendável retirar a bateria. Reduzir a luminosidade da tela também é uma boa medida para evitar gastos de carga. Para recarregar, não é aconselhável desligar o carregador antes de completar a recarga, nem carregar a bateria antes que ela chegue ao limite. A primeira carga é outro item que merece atenção: deve levar, no mínimo, 12 horas.

(Fonte: Olhar Digital) - 27/05/2007
Vendas de varejo eletrônico crescem 63% em Dia das Mães

As vendas do comércio eletrônico no período do Dia das Mães (de 26 de abril a 12 de maio) atingiram R$ 287 milhões, um crescimento de 63% sobre o mesma temporada em 2006. O número superou a previsão inicial da consultoria e-bit, responsável pelo levantamento, que estimava vendas de R$ 255 milhões (avanço de 45%).

Segundo a e-bit, houve incremento no valor médio das compras de 6% --de R$ 285 para R$ 304-- puxado pela maior procura de produtos de informática, que responderam por 12% dos pedidos contra uma participação de somente 8% no ano passado.

Os produtos mais buscados foram livros, revistas e jornais, grupo representativo de 18% do volume total de pedidos, seguidos por informática (12%), eletrônico (9%), CDs e DVDs (9%), telefonia celular (7%) e eletrodomésticos (5%).

Segundo Pedro Guasti, diretor-geral da consultoria, a valorização do real barateou os componentes dos produtos de informática, auxiliada por incentivos fiscais, o que gerou demanda e elevou os produtos da categoria à posição dos itens mais procurados neste ano.

O crescimento das vendas no Dia das Mães também foi detectado no "varejo real". As vendas do comércio brasileiro cresceram 10% na semana do Dia das Mães em relação a período equivalente do ano passado, segundo levantamento feito pela Serasa, que considera o intervalo de 7 a 13 de maio.

(Fonte: da Folha Online) - 21/05/2007
Amazon vai vender música sem sistema anticópia

O site norte-americano de venda de livros e música pela internet Amazon.com lançará um site de venda de música digital sem sistema de proteção anticópia (DRM) das canções. O anúncio oficial foi dado na quarta-feira.

O portal assegurou que já tem em sua audioteca mais de 12.000 selos, entre os quais a empresa fonográfica EMI.

O site deve ser lançado ainda neste ano, informou a Amazon.com, que se somará às empresas da música digital favoráveis à difusão de músicas sem a proteção DRM, para permitir ao usuário usar qualquer suporte, reprodutor portátil ou computador.

Os direitos de proteção anticópia DRM impedem aos consumidores copiar em outros suportes --como no leitor de MP3 ou telefone celular-- os fragmentos que baixam da internet. Trata-se de um sistema que, segundo seus defensores, permite combater a pirataria mundial.

"As canções sem DRM vendidas no Amazon.com permitirão ao internauta ouvi-las em qualquer aparelho --seja um PC, um Mac, um iPod, um Zune ou um Zen--, bem como gravá-las em um CD para uso pessoal", destacou o grupo.

Em um comunicado em separado, a fonográfica britânica EMI anunciou que disponibilizará seu catálogo completo em formato MP3 sem proteção DRM no futuro site da Amazon.com.

Segundo a EMI, suprimir os DRM "é um grande passo para responder à atual falta de interoperabilidade" entre os sites de venda de música e os reprodutores portáteis de música, "que frustra os consumidores".

O catálogo sem DRM da EMI já está disponível no site de música on-line iTunes, da americana Apple.

Teles terão pacote de 600 minutos para acesso à internet por R$ 7,50

Até o fim de julho as concessionárias de telefonia fixa vão começar a oferecer aos seus assinantes pacotes de serviços com 600 minutos para o acesso discado à internet ao custo de R$ 7,50 por mês.

O plano alternativo faz parte de um acordo firmado hoje entre o Ministério das Comunicações e representantes das teles. Ele será oferecido como um adicional aos 200 minutos incluídos como franquia da assinatura básica mensal paga pelos usuários.

O pacote estará disponível a partir da conversão de pulsos para minutos, que deverá atingir todo o país até o fim de julho, e será cobrado como um adicional da assinatura básica, cujo valor varia de um Estado para outro.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, destacou a importância do acordo para ampliar o tempo de permanência dos usuários na internet e conectar os computadores que estão sendo vendidos dentro do programa "Computador para Todos", com carga tributária reduzida.

Segundo Costa, o pacote de conexão à internet vai possibilitar aos usuários uma redução de aproximadamente 80% no custo do serviço no horário comercial. Fica mantida, no entanto, a possibilidade de cobrança reduzida por chamada (correspondente a dois minutos), já prevista no plano básico, disponível aos sábados após as 14h, domingos, feriados nacionais, e durante a madrugada (de meia-noite às 6h).

O acordo foi assinado por todas as concessionárias: Telefônica, Telemar, Brasil Telecom, Sercomtel e CTBC Telecom. O plano ainda depende de aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

(Fonte: da Folha Online, em Brasília) - 13/05/2007
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.